Asdfghjklç

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Trabalho de Historia
Maria Helena Vieira da Silva

"Uma das mais importantes pintoras europeias da segunda metade do século XX"

Nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1908; morreu em Parisem 6 de Março de 1992.
Estabeleceu-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido Arpad Szenes, e tornou-se uma das artistas abstractas mais celebradas na Europa do pós-guerra, com as suasoriginais composições geometrizadas. Após um período de exílio no Brasil durante a II Guerra Mundial, foi-lhe concedida a naturalidade francesa, país que a acolheu para o resto da vida e ondeobteve os maiores galardões artísticos nacionais. Mais tarde a artista viveu e trabalhou em Paris, no número 34 da rua de l'Abbé Carton, no XIV bairro da cidade.
O seu percurso ficaria aindaassociado a encomendas importantes de arte pública, a trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.
O conjunto da obra foi objecto de repetidas retrospectivas e encontra-se expostopelo mundo inteiro.
Em 1960 o Governo Francês atribui-lhe uma primeira condecoração, em 1966 é a primeira mulher a receber o Grand Prix National des Arts e em 1979 torna-se cavaleira da Legiãode Honra francesa.
Para honrar a memória do casal de pintores, foi fundada em Portugal a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, sediada em Lisboa e Escola Vieira Da Silva em Carnaxide.

Aobra Saint-Fargeau

A obra Saint-Fargeau (1965), foi vendida num leilão em Paris por 1,3 milhões de euros em 22 de Outubro de 2011, o valor mais alto para um quadro de um artista português. Apintura fazia parte de um conjunto de obras da colecção privada do coleccionador Jorge de Brito (1927-2006) que foram levadas a hasta em Paris, pela leiloeira Taja.

Obras da artistaIlustração [ 1 ] - Bibliothéque en Feu
Ilustração [ 2 ] – A partida de xadrez

Ilustração [ 3 ] – As bandeiras Vermelhas
Ilustração [ 4 ] – O quarto Cinzento
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • asdfghjklç
  • asdfghjklç~]
  • asdfghjklç
  • asdfghjklç
  • asdfghjklç
  • asdfghjklç

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!