Asdfghjkj

739 palavras 3 páginas
2
CONTEÚDO

PROFº: ROSIVALDO

03
A Certeza de Vencer

EVOLUÇÃO 01
GE190208

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

INTRODUÇÃO:
Desde que a vida surgiu na face da terra, os ambientes do planeta passaram por inúmeras modificações. Estas podem ser constatadas, por exemplo, pelo registro fóssil nas rochas, que revelam uma infinita sucessão de tipos diferentes de seres que existiram no passado e que há milhões de anos desapareceram por completo. Como não aceitar as provas que a própria natureza nos dá do transformismo das espécies? É bastante absurdo afirmar que cataclismos, como terremotos, erupções vulcânicas, inundações colossais, como o famoso dilúvio, tenham provocado a extinção brusca de tantas espécies e permitido a sobrevivência de outras. Os avanços da ciência tornam a cada dia mais difícil ser FIXISTA diante de tantas evidências EVOLUCIONISTAS. (Modificado de José Luis Soares, Biologia, vol. único, 1997).

FIXISMO (CRIACÃO ESPECIAL)
No fixismo, admite-se que a origem dos seres vivos tenha ocorrido nos sete dias da criação, conforme atesta o trecho acima, extraído do Gênesis bíblico. Ainda hoje há fundamentalistas que preferem aceitar a idéia da criação especial e fechando os olhos a todas as evidências da Evolução.

EVOLUÇÃO:

Desenvolvimento de novas espécies a partir de espécies preexistentes, pelo acúmulo de diferenças genéticas durante longos períodos de tempo, em conseqüência da adaptação ao ambiente.

TEORIAS DA EVOLUÇÃO:
O Evolucionismo teve seu grande impulso com as teorias propostas por Lamarck e Darwin, das quais passamos a tratar a seguir:

I - LAMARCK (Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Cavaleiro de Lamarck, 1744 - 182
1809 - Publica suas teorias no livro Philosophie Zoologique, que se baseavam em dois pontos fundamentais:

LEI DO USO E DESUSO: Segundo Lamarck, um órgão se desenvolve de acordo com o uso e necessidade do organismo; atrofia-se com o desuso, quando não é mais necessário. LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES

Relacionados