asdfasfsafd

449 palavras 2 páginas
-Principais autores do Movimento Barroco
Gregório de Matos e Guerra
Gregório de Matos nasceu em Salvador no ano de 1633,sua família era rica e possuía engenhos de açúcar. Como muitos jovens provenientes da alta classe da sua época, Gregório formou-se no exterior na Universidade de Coimbra (Portugal).Após sua formação, Gregório trabalhava como jurista em Lisboa mas para ficar próximo das riquezas da família ele decide mudar-se para o Brasil em 1681.Gregório imediatamente foi admitido na ordem católica nos quais só os nobres participavam, mas acabou sendo expulso da mesma por citar poemas que ofendiam a instituição. Gregório também falava mal dos políticos locais em especial o governador da Bahia na época conhecido como “Braço de Ferro”,essas ofensas ao governo lhe renderam um exilio para Angola em 1695.Gregório retornou ao Brasil em 1695 nos seus últimos momentos de vida,ele se instalou em Olinda e lá passou a escrever poemas com teor religioso com o objetivo de obter o perdão divino,em um de seus poemas ele até desafia o poder de Deus.Conta-se que no momento da sua morte em 1695 ele mandou chamar dois padres e no seu ultimo suspiro disse: “Fico feliz agora, pois eu estou morrendo como Jesus,entre dois Ladrões.
Assim como os outros autores barrocos, Gregório utilizava uma linguagem bastante rebuscada, uma visão pessimista do mundo e o embate entre antropocentrismo e teocentrismo. Mas havia uma característica especial que destacava os poemas de Gregório que é o uso de inversão nas ordens sintáticas e o uso de palavras de baixo calão.Os poemas de Gregório dão uma boa visão da sociedade colonial baiana no século XVII,pois narra os fatos sociais na época num posto de vista sociológico.
Bento Teixeira
Bento Teixeira foi um escritor nascido entre os anos de 1540-1545 em Portugal. Consagrado pela sua obra “prosopopeia” que é considerada um dos maiores clássicos brasileiros tendo escrito essa obra durante o período em que esteve preso em Lisboa, após ser condenada a

Relacionados