asdfasdasdasd

1465 palavras 6 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GUARANI
GEOGRAFIA
TURMA 203

Conflitos Armados no Mundo
Terrorismo e Guerrilha

Felipe Silva dos Santos
Luis Vinicius de Moura
Vitória Roseno Meneses

Fábio de Lima

Canoas, Julho de 2014
INTRODUÇÃO

Os conflitos armados sempre existiram na história da humanidade: nos primórdios, entre tribos; com o passar do tempo, entre Estados, porém há também enfrentamentos bélicos entre grupos rivais no interior de um país, ou seja, guerra civil.
Nem sempre é possível fazer uma classificação clara dos conflitos armados. Muitas vezes, uma guerra tem características múltiplas: pode envolver grupos étnicos diferentes (de um ou mais países), dois ou mais Estados beligerantes ou forças de ocupação estrangeira e grupos guerrilheiros, que, por sua vez, podem usar métodos terroristas.
Logo que terminou a Guerra Fria houve um aumento dos conflitos armados: em 1990 ocorreram 56 guerras. De lá para cá houve uma redução, entretanto, em 2007, ainda havia 34 guerras em andamento, a maioria ocorrendo em países pobres da Ásia e da África.
O terrorismo tem gerado grande preocupação em governos e cidadãos de diversos países, principalmente nos desenvolvidos que sofreram com ataques, sobretudo após 11 de setembro de 2001.

CONFLITOS ARMADOS
TERRORISMO E GUERRILHA

Se formos procurar textos onde se debatem os grupos armados espalhados pelo mundo, nós veremos varias vezes a utilização dos termos “terrorista” e “guerrilheiro” para nomear os integrantes desses movimentos. Com a recorrência do uso constante das duas expressões, acabamos por ter a sensação de que ambos se referem a um mesmo tipo de organização. Mas na verdade existem vários fatores que os diferenciam um do outro, um deles é o significado pelo dicionário de política. Nele este escrito como definição de terrorismo: “prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra pessoas ou as coisas provocando terror”. Já a guerrilha se

Relacionados