asdf

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
O serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se realizada à articulação dospoderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, igreja católica, estado Vargista) da época com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade deavanço do comunismo no país.
O ensino do Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252. A profissão manteve um viés conservador de controle da classetrabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980,o Serviço Social também experimentou novas influências, a partir de então, a profissão vem resgatando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia ecom o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos (et. Dentre outros, I amamto e Carvalho, 1995, Netto, 1996, Pereira 2008).
O profissional do Serviço Social realiza um trabalhoessencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas a condução das políticas públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisae assessoria. O trabalho tem como principal objetivo responder as demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e nalegislação complementar. Para isso, o Assistente Social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamentos de recursos, encaminhamentos, visitasdomiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
O Assistente Social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • asdf
  • Asdf
  • asdf
  • asdf
  • Asdf
  • asdf
  • asdf
  • asdf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!