asdDW

410 palavras 2 páginas
 O serviço social de grupo apresenta-se como uma unidade básica do trabalho profissional. Visam a aprendizagem por parte dos membros do grupo de uma técnica/arte/competência.
Oo sucesso da aplicação do método de serviço social de grupo requer técnicas e instrumentos comuns a todos os assistentes sociais:
1. Uma tomada de contacto adequada na qual se sondam os interesses e as necessidades de cada cliente;
2. A redacção e utilização de fichas e cartões contendo dados indispensáveis sobre o cliente e a sua rede.
3. A realização de reuniões regulares, geralmente semanais, com a duração aproximadamente de hora e meia;
4. A entrevista individual sempre que necessária;
5. A entrevista domiciliária (ou a outras instituições como escolas) que permitam ao responsável pelo grupo observar o ambiente de vida dos participantes;
6. O encaminhamento do cliente para outras agências especializadas e a utilização de determinados recursos locais que completem as actividades do grupo;
7. A redacção de um relatório detalhado sobre o grupo e sobre os seus membros individualmente;
8. Uma entrevista de controlo baseada nos relatórios preparados semanalmente com pessoas especialmente preparadas para garantir a supervisão profissional.
9. A análise e avaliação bianuais da vida do grupo e do progresso de cada membro. Esta análise e esta avaliação fundamentam-se igualmente sobre os relatórios acumulados durante todo o ano de actividade e exigem a utilização de determinados critérios de apreciação que o profissional conhece e utiliza habitualmente.
A observação de um grupo em acção é algo extremamente complexo, pois requer um treino que não pode ser conseguido sem a fidelidade à redacção de relatórios.

A atuação do Serviço Social na comunidade se condensa através de um conjunto de regras práticas e procedimentos específicos que mediante a aplcação do conhecimento científico e do método científico, traduz-se em uma série de ações e atividades. Essas ações só são postas em

Relacionados