asddsasd

1951 palavras 8 páginas
A formação cultural brasileira tem suas origens na miscigenação ocorrida apos seu descobrimento, embora já naquela época o Brasil era povoado, essa população que foi chamada de indígenas já possuíam uma cultura diferenciada entre os diversos grupos indígenas que aqui habitavam. Ocorre inicialmente uma miscigenação do branco europeu com os índios brasileiros, em seguida vem o negro e posteriormente já no século XIX, com a chegada de imigrantes europeus, há a mistura destes com índios e com os já descendentes de índios com os negros e os primeiros brancos que aqui chegaram.
Nessa miscigenação uma infinidade de grupos étnicos é formada e as manifestações culturais de cada um são diferentes, mas com traços semelhantes. A formação cultural brasileira tem assim 4 fases: a 1ª já estava implantada em solo brasileiro, entre a população que estavam aqui até o descobrimento, a 2ª com a chegada dos descobridores há uma primeira mistura entre estes e os indígenas, a 3ª acontece logo em seguida com a chegada de escravos negros e por último a abertura do Brasil para a imigração no século 19, chegando aqui principalmente europeus e uns poucos asiáticos.
A cultura brasileira, de forma geral, tem influências muito diversificadas, pois aqui temos pessoas de praticamente todos os países africanos, europeus e asiáticos, por isso as manifestações culturais são tão diversificadas, cada região brasileira tem a sua específica ou várias, cada uma representando uma etnia.
O Termo raça foi descaracterizado no século XX, com os estudos realizados no campo da genética, descobrimos que não há raças humanas e sim a raça humana, todos nós somos de uma mesma, devido às semelhanças genéticas existente entre todos os grupos existente na Terra.
Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente

Relacionados

  • asddsasds
    339 palavras | 2 páginas