asdasdijdsaokjadsbbANIOKasoiklomlkiadsLOMKASD

Páginas: 3 (661 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Gás Ideal x Gás Real
Gás Ideal é aquele que possui propriedades inexistentes nos gases naturais, sempre confirmadores da teoria cinética dos gases. Além disso, não existe nenhum gás ideal, sendoesses gases irreais ou não existentes na natureza
Gás Real é aquele que encontramos na natureza, ou seja, os gases comuns aos quais podemos a qualquer momento nos deparar com uma amostra realEQUAÇÃO GERAL DOS GASES
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T =K é que se chegou à Equação geral dos gases:


Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T). Sendo assim, é possível conhecer o volume, a temperatura e pressão de um gás senos basearmos nessa equação.

Vejamos um exemplo:



O diagrama acima representa as transformações de uma massa fixa de gás, baseando-se nele podemos responder às seguintes questões:

- Qual ovalor da pressão do gás no ponto A? Repare que o ponto A se localiza no valor 2,0 no vetor P (atm), portanto dizemos que o valor da pressão atmosférica em A é de 2 atm.

- E o valor da pressão noponto B? Repare que esse ponto se encontra na mesma posição de A em relação ao vetor P (atm). Portanto, B obedece às mesmas condições de A e possui a mesma pressão: 2 atm.

- Qual transformação gasosaocorre na passagem de A para B?
Transformação Isobárica, pois a pressão do gás é constante (2 atm) e o volume varia, de 4 litros (ponto A) para 8 litros (ponto B).

- E o volume no ponto C? Sesubtrairmos B – A, obtemos o volume de C = 4 litros.

- Considerando C e A: a pressão nesses pontos varia, mas o volume não. Temos então uma transformação gasosa Isovolumétrica.  

Volume Molar eTransformações dos Gases
O volume molar corresponde ao volume ocupado por qualquer gás nas CNTP, que é igual a 22,4 L.

No ano de 1811, o químico italiano Amedeo Avogadro (1776-1856) propôs uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!