asdasdasdsad

888 palavras 4 páginas
Questionário Geral – Estudo do Cimento Portland

1) Cite dois exemplos de aglomerantes aéreos e aglomerantes hidráulicos. Cite duas diferenças entre aglomerantes aéreos e aglomerantes hidráulicos.
2) Porque os processos de produção dos aglomerantes geram impacto ambiental? O que pode ser feito para minimizar os impactos negativos da produção do cimento?
3) Na produção do Cimento Portland na fase de sinterização (o forno atinge a temperatura de cerca de 1450 ºC), é formado o clinquer, que é uma mistura granulosa de vários compostos. Cite os quatro principais compostos formados na fase de sinterização.
4) Qual são as proporções médias dos quatro compostos citados anteriormente na composição do clinquer?
5) Quais as características de cada composto citado anteriormente para com a resistência final e tempo de pega do cimento?
6) No processo de produção do cimento, explique as etapas, ou seja, o que acontece após a retirada do clinquer dos fornos rotativos até a fase final da fabrica? Seja objetivo nas suas respostas.
7) Em que fase da produção de cimento se faz adição de gipsita? Qual é o percentual é indicado por norma? Por que motivo a gipsita deve ser adicionada ao clinquer?
8) Qual a importância da superficie especifica do cimento no comportamento da mistura final de concretos e argamassas em relação ao seu endurecimento?
9) Quais as vantagens do uso das escórias no processo produtivo do cimento portland?
10) Fale sobre o cimento do tipo CP II Z: o que é, sua composição, tempo de pega e utilização.
11) Explique porque o CP III é conhecido como o tipo mais ecológico de cimento.
12) Quais os cuidados precisam ser tomados na armazenagem do cimento?
13) Quais são as propriedades físicas do cimento? Explique duas propriedades.
14) O co-processamento é uma prática ecológica e favorável à produção de cimento. Cite as vantagens desta prática? 15) Explique as vantagens da escória nas pastas de cimento.
16) Explique como ocorre a hidratação dos

Relacionados