asdas

4966 palavras 20 páginas
Revolução de 1848
1830 – Revolução que buscou colocar freios no desejo de restauração do antigo regime na França. Essa revolução procura frear a tentativa de restaurar o antigo regime na figura de Carlos X.
Carlos X é afastado e subirá ao poder seu primo Luís Filipe o Rei cidadão (porque no primeiro momento ele respeita a constituição, indivíduo que respeita aquilo que está esculpido na lei, ele não tenta de primeiro momento impor suas vontades, seus interesses). Ele vai estruturar seu governo em dois pilares.
No campo econômico ele procurará dar mais liberdade, ou seja, reduzindo a intervenção do estado, ele irá incentivar a concorrência. No aspecto político-administrativo ele se baseia numa estrutura mais controladora, mais conservadora.
No governo de Luís Felipe, há um predomínio da censura, do controle, e ao mesmo tempo mantem-se o sufrágio censitário (Com um censo muito alto, logo a participação política era reduzida).
Importante dizer a organização dos grupos políticos (página 578)
- Legitimistas: legitimidade do retorno de Carlos X ao poder, logo os legitimistas são indivíduos que buscar a restauração do antigo regime.
- Bonapartistas: Indivíduos que se apoiam em Luís Napoleão Bonaparte e defendem uma maior abertura politica, grupos de pequena e média burguesia.
- Republicanos: Defendem a estrutura constitucional da forma como está, com seu sufrágio, ligado aos elementos mais conservadores.
- Socialistas: Defensores do fim do sufrágio censitário e a ampliação desta participação politica, porque esses socialistas estão ligados ao caráter popular (camponeses, operários, pessoas que pelo censo não tinham participação politica)
1847 – França irá ser assolada a um conjunto de crise econômica, crises de produção, de abastecimento que acaba gerando insatisfação popular. Forte repressão de Luís Filipe. Para passar por cima desse controle de estado de Luís Filipe, os republicanos moderados irão traçar estratégias chamadas de campanhas dos banquetes,

Relacionados