Ascensão dos blogs de moda

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
DEPARTAMENTO DE DESIGN E MODA – DDM
CENTRO REGIONAL DE CIANORTE – CRC
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO

Ascensão dos Blogs de Moda

Autoras: Carolina Araujo Ferraz e Fernanda Fernandes F. Lopes
Orientadora: Profª Carla Capelassi

Introdução
O presente artigo busca analisar a ascensão e a popularização da imagem dos blogs de moda na internet como mídia,que têm se mostrado um forte canal de divulgação da moda, a fim de compreender o grande crescimento destes.
A notória imagem dos blogueiros também se torna fonte de pesquisa, assim como suas abordagens, assuntos e formas que utilizam para se comunicar com o público.
Com o objetivo de prospectar ou mesmo tentar compreender essa nova maneira de comunicar moda, busca-se analisar a ascensão dosblogs como meio de comunicação popular nesses canais de comunicação.

Referencial Teórico
“O rádio e a televisão definiram a cara do século XX. Primeiro no rádio, depois na TV, surgiram os campeões de audiência que marcaram a cultura de massa no século passado. Foram o rádio e a TV que projetaram as celebridades e revolucionaram nossos costumes, ao apresentar temassensíveis como divórcio, aborto, sexualidade ou racismo.” (Amorim e Vieira, 2006, s.p).

Assim como esses dois canais de comunicação, as revistas também se mostraram, e ainda o fazem até hoje, eficientes meios de divulgação de notícias e opiniões e evidentemente de disseminação de moda. Mariana Rocha, consultora, professora e pesquisadora de moda, afirma que “nas revistas é possível encontrar asmaiores novidades: reportagens sobre as tendências do momento, desfiles de moda comentados, entrevistas com estilistas ou ícones da moda, guias de compras e editoriais de moda”. (ROCHA, 2010)
Ocorre que com a facilidade do acesso a internet, esse veículo de mídia tem se mostrado muitas vezes o mais procurado, visto que traz notícias instantâneas, oferece uma variedade infinita de assuntos eabordagens, e o melhor de tudo, permite que o indivíduo interaja, ou seja, ele deixa a função de apenas receber a notícia, e começa agora a expressar seus próprios pensamentos e porque não, a divulgá-los, por exemplo, em sites como os blogs?
Percebe-se que essa interação é um dos fatores que mais beneficiam e promovem o canal de mídia – internet. O internauta não precisa mais, apenas assimilar o que lheé repassado, ele pode agora assumir outra função - a de propagador de notícias e pensamentos, que quando publicados permitem com que outras pessoas interajam com ele.
O termo blog surgiu em 1997, com John Barger que denominou seu diário virtual como "weblog" (registro na web), mais tarde, em 1999, outro internauta forma um trocadilho separando os dois termos - “we blog” (nós blogamos) - daíem diante a palavra blog ficou popular e começou a ser utilizada por todo o mundo. (Amorim e Vieira, 2006, s.p)
“Se o século passado foi a Era do Rádio e da Televisão, o século XXI é, portanto, a Era da Internet e - também - dos Blogs”. (Amorim e Vieira, 2006, s.p).
Segundo o jornalista e blogueiro estadunidense John Batelle, os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoasalfabetizadas tenham uma plataforma no mundo.
Os blogueiros publicam matérias e imagens com assuntos que lhes interessam e/ou que possuem maior afinidade, após a publicação outros internautas podem ler e interagir com outros visitantes e com o dono do blog. Aqueles internautas que gostam do conteúdo do site divulgam-no para outras pessoas e assim o blog pode obter bastante destaque na mídia.Dentro desta “blogosfera” encontram-se diversos blogs relacionados à moda. Algumas páginas brasileiras conhecidas são: “Fashionismo”, “Chic – Glória Kalil”, “Sanduíche de Algodão”, “Petiscos por Julia Petit”, “2Beauty” (COUTINHO, 2010); além de outros dois que estão na lista que reúne os blogs de moda mais influentes do mundo feita pelo site Signature 9: “ Garotas Estúpidas” de Camila Coutinho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blogs de moda
  • Blogs de Moda
  • Os blog de moda como formadores de opinião
  • Vlogs, Blogs e Sites de moda
  • blog de moda como ferramenta da comunicação
  • Estudo de blogs de moda
  • O FENÔMENO DOS BLOGS DE MODA – UMA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO E REPERCUSÃO DO BLOGUEIRO
  • Como os blogs de moda influenciam o consumo de produtos que auxiliam a construção do autoconceito dos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!