Ascensão do mercado - hicks

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Ascensão do Mercado
Aqui entra a personagem principal da obra: A Economia Tradicional, mostrando sua grande ou pequena hierarquia através do mundo. Já se pratica agricultura, existem governo e indústria artesanal. Só não tem o Comércio.
Não existia especialização no trabalho e a forma utilizada para se obter um produto era a permuta, só quando havia grande necessidade, e isso não influenciavano modo de vida dos envolvidos.
O pré-comércio se dá pela troca de presentes em eventos distintos (casamentos, vistas e cultos), assim a forma do comércio causal, torna-se habitual, à medida que esses eventos vão surgindo. Desta maneira, num grande evento, participantes se sentirão tentados a trocar presentes. Percebendo-se que há vantagem nesta atividade, agora o comércio passa a ser a principalatração dos eventos. Festivais religiosos tornam-se uma verdadeira feira, mas aqueles que ali estão ainda não são comerciantes, pois não houve mudança no modo de vida da pessoa, mesmo que estejam à um passo de tornarem-se comerciantes efetivos.
Começa a desenvolver-se o fato do ser comerciante efetivamente, a partir do momento que alguns camponeses começam a trocar mercadorias por aquelas seremmelhores bens para se fazer permuta. Assim, alguns objetos podem ser estocados, dando origem a ao “armazenador”.
Para estes armazenadores, não compensa trazer e levar mercadoria do campo para a cidade, todos os dias, pelos riscos e o trabalho braçal, que esta atividade proporciona. Assim permanecem na cidade, comprando o que vem de fora, portanto tornam-se comerciantes efetivamente. Este é um dosdiversos caminhos que pode-se ter desenvolvido o comércio.
Existem também aqueles que compram a matéria, para dar uma nova forma antes de revender. São os artesãos, que trabalham para o mercado. O grande comércio pode-se dar por lojistas que estão dispostos ao negócio todos os dias, chegando-se até a contratar agentes para buscar clientes em outros territórios.
Outra forma de expansão é o fatoque alguns reis quando recebem embaixadores, ganham um presente. Este quando agrada muito, aumenta o desejo do rei de se obter mais daquele bem, o que o faz enviar um embaixador de seu reino, para saber o que o outro rei quer em troca de mais daquele determinado presente. Caso o embaixador cumpra com a missão, vai ganhando espaço e se torna um comerciante não independente. Nessas trocas ele podeobter “por fora”, algo para o seu próprio consumo ou comércio independente, passando o restante ao tesouro central. Assim nasce um novo tipo de comerciante.
Este modo de comercialização pode tanto ocorrer dentro do comércio interno, quanto no comércio exterior. Assim a receita obtida pelas autoridades passa a ser reservadas também para pagar fornecedores (mineiros ou lenhadores) e não só suprir asnecessidades da população. Neste estágio a economia de mando e a tradicional estão nos seus limites e os mercadores passam a formar um novo tipo de comunidade.
Começa agora a moldar-se a Economia Mercantil, porém ainda não está formada, pois é necessário que haja uma organização política ou quase política que se adapta a nova situação. É necessário que seja feito o controle para que não ocorramconflitos na praça de mercado. Além da violência (principal fator para que eles se agrupem em mercados), é necessário que o comerciante seja legalmente o proprietário das mercadorias as quais ele comercializa.
A partir daí, como não existem ainda leis sobre a propriedade dos objetos comercializados, as trocas passam a ser um acordo em comum entre dois indivíduos, dividindo em três etapas: afeitura do acordo, a expedição da mercadoria em um sentido e a expedição de outra mercadoria no sentido oposto. Assim, comerciar passa a ser “trocar promessas”.
Existe, é claro, a possibilidade de não se tornar cumprido determinado acordo por muitos motivos (falta de recursos e morte de um dos envolvidos, são alguns dos exemplos). Portanto é necessário um consenso geral entre os envolvidos, caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascensão e queda da economia no mercado
  • A ascensão dos produtos de marca branca no mercado
  • Damas no poder: um estudo a cerca da ascensão feminina no mercado de trabalho
  • ascensão
  • Ascensão
  • Hicks e Friedman
  • A Ascensão do Dinheiro
  • Ascensão do romance

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!