Ascenção e Queda das Grandes Potências‏ - Paul Kennedy

Páginas: 7 (1686 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
1
A Ascensão do
Mundo Ocidental


É comumente utilizado a data de 1500 “para marcar a divisão entre a época moderna e a pré-moderna”(pág. 13) Neste período, os habitantes da Europa nem faziam ideia de que seu continente conseguiria dominar grande parte do mundo. “Geopoliticamente, o 'continente' europeu tinha uma forma desajeitada, limitado pelo gelo e pela água a norte e oeste, aberto ainvasões frequentes pelo leste e vulnerável à circunavegação estratégica pelo sul.”(pág. 13) Porém, apesar de tantos defeitos “geográficos”, as forças que surgiram na Europa acabaram por se mostrar superiores às das que se desenvolveram quase que simultaneamente no resto do mundo.
“De todas as civilizações do período pré-moderno, nenhuma parecia mais adiantada, nenhuma se sentiu tão superior quantoa China.”(pág. 14) Os mandarins possuíam uma vasta terra, aonde já desenvolviam plenamente a agricultura e as forjas, contavam com uma imensa frota marítima, com belonaves que eram maiores do que as fragatas europeias, mantinham rotas de comércio com grande parte do continente Asiático até o Africano e, “ao que tudo indica, nunca saquearam nem mataram – ao contrario dos portugueses, holandeses eoutros...”(pág. 16) A China poderia ter se tornado a grande potência mundial, mas a ameaça iminente dos mongóis em suas fronteiras fizeram o Imperador impor um decreto que para extinguir as grandes belonaves e deixar apenas os barcos de pequeno porte, passando a investir em suas defesas terrestres, voltando-se para a economia interna e deixando de lado as rotas de comércio. “Apesar de todas asoportunidades que se ofereciam no além-mar, a China tinha decidido voltar as costas para o mundo.”(pág. 17) É incrível, é claro, o seu avanço tecnológico entre os séculos XI e XIV, mas é deprimente que a maioria de suas descobertas foram negligenciadas com a adoção dos paradigmas confucianos. Sofrendo não só com o declínio tecnológico e cultural, os habitantes da China Ming tiveram que enfrentarguerras, catástrofes e pestes.
No século XVI, “os Estados muçulmanos é que constituíram as forças em mais rápida expansão no mundo”(pág. 19) Diferente da China que explorava de formas pacíficas, o império Otomano utilizava de sua força militar para expandir-se, possuíam um exército formidável e o melhor equipamento de sítio da época. Tanto é que chegaram a dominar as rotas de comércio de muitospaíses europeus. A religião muçulmana se difundia com mais facilidade do que a cristã, conquistando uma área maior do que o Império Romano, e eles possuíam uma cultura e língua própria – eram “muito mais do que uma máquina militar.”(pág. 20) Suas cidades eram superiores à da Europa, seja em tamanho, tecnologia, beleza, e infra-estrutura. Os otomanos desenvolveram quase todas as formas de conhecimento eas praticavam, seja em suas universidades, bibliotecas, mesquitas, moinhos ou fundições. Tinham um líder bem sucedido e uma burocracia forte e numerosa. “Mesmo assim, também os turcos otomanos iriam fechar-se em si mesmos e perder a oportunidade de dominar o mundo.”(pág. 20) Seus flancos eram constantemente atacados, e como se não bastassem os conflitos externos, a facção xiita, do Iraque ePérsia, começou a contestar os ensinamentos dos sunitas, ocasionando uma desastrosa divisão religiosa no mundo muçulmano. Essas deficiências vieram acompanhadas do despotismo, exploração e altos impostos cobrados por um sultão conservador, acarretando na revolta dos exércitos, e mais tarde civis, que começaram a saquear seu próprio império. Assim como na China Ming, ao invés de buscarem novas soluçõespara seus problemas, proibiram as impressões de textos e continuaram com sua economia primitiva de guildas, e ignoraram os novos métodos para combater as pestes, fazendo com que a população sofresse com epidemias violentas.
Quase o mesmo ocorreu com o Império Mongol, mas neste existiam obstáculos sociais mais profundos - “a rigidez dos tabus religiosos hindus agia contra a modernização.” (pág....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Ascensão e Queda das Grandes Potências
  • Paul Kennedy
  • A ascenção e a Queda do Império Asteca
  • Ascenção e queda do trabalho
  • Ascenção e Queda da Linguística
  • O Reino do Terror
  • Ascensao e queda das grandes potencias
  • Ascensão e Queda das Grandes Potências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!