Ascaridíase

Páginas: 9 (2202 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Ciências biológicas




ASCARIDÍASE


















2013
Ciências biológicas









ASCARIDÍASE









Trabalho apresentado como exigência da disciplina Zoologia dos invertebrados


2013
1- CARACTERISTICAS DO PARASITA
Nome: Ascaris Lumbricoides
Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Nematoda; Classe: Secernentea; Ordem:ascaridida; Família: Ascarididae; Gênero: Ascaris, Espécie: lumbricoide.
 
Este verme nematódeo é conhecido popularmente como lombriga intestinal que infecta os seres humanos. São alongados, cilíndricos, com nítido dimorfismo sexual, sendo a fêmea maior que o macho. Aloja-se normalmente no intestino delgado e às vezes dirige-se para outras partes do corpo. Seu comprimento pode variar de 15 a 40 cm. Érevestido por uma cutícula, que pode parecer iridescente nos adultos. Essa cutícula é transversalmente estriada e as estrias apresentam espaçamento de aproximadamente 10 µm, o que permite movimentos de flexão do corpo. Devido a presença desta cutícula, as Ascaris lumbricoides são resistente as enzimas do organismo humano. Seus ovos se desenvolvem em água ou em terra úmida.
Macho: Os machos adultosda espécie podem atingir até 30 centímetros de comprimento e possuem uma cor leitosa. Em uma de suas extremidades, os vermes apresentam uma boca ou vestíbulo bucal, contornada por três lábios com dentículos dispostos em forma de serrilha. Não há Inter lábios. O alimento ingerido passa por um esôfago musculoso, depois por um intestino retilíneo, até chegar ao reto, na extremidade posterior doanimal. O aparelho reprodutor é composto de um único testículo enovelado e filiforme, canal deferente, canal ejaculador e abre-se na cloaca. Dois espículos no corpo do macho servem como estruturas acessórias para a cópula. É possível diferenciar facilmente as fêmeas dos machos, pois estes últimos tem sua extremidade posterior bastante encurvada ventralmente.
Fêmea: As fêmeas medem de 30 a 40centímetros de comprimento. A cor, a boca e o aparelho digestivo são semelhantes aos dos machos, mas geralmente são mais robustas que estes. O sistema reprodutor é composto por dois ovários filiformes e enovelados, que continuam como ovidutos, diferenciando em útero que se unem para formar uma única vagina. A vulva fica situada no terço anterior do animal. A extremidade posterior da fêmea, ao contrário dados machos, é retilínea.
Os ovos do Ascaris lumbricoides no período fértil são de cor castanha , ovais e possuem uma membrana mamilonada.No período infértil, são de cor castanha, mais alongados, possuem membrana mamilonada mais delgada e massa germinativa granulada. Quando decorticado, ou descascado, eles tem cor castanha,são ovais e não possuem membrana mamilonada.

2 –TRANSMISSÃO E CICLO DEVIDA
Uma pessoa contrai ascaridíase através da ingestão de água e alimentos contaminados por ovos infectantes ou ao levar a mão suja de terra à boca. Desta maneira, locais com condições sanitárias precárias, onde não há rede de água nem de esgoto, permitem a contaminação do ambiente com ovos de Ascaris provenientes de fezes humanas. As crianças são as mais vulneráveis à infecção devido ao hábitode brincar no chão e à falta de práticas higiênicas adequadas. Ainda, os ovos do "verme" podem ser difundidos pelo vento, varredura do chão, chuva e animais, o que contribui para seu transporte até hortas e água. Entretanto, os ovos são encontrados principalmente nas regiões peridomiciliares. Cada ovo dá origem a um verme adulto, macho ou fêmea. Geralmente ocorre a ingestão de vários ovos, o queexplica a presença de mais de um verme no intestino dos parasitados.
Após a ingestão, os ovos passam pelo esôfago, resistem às condições adversas do estômago e chegam ao intestino delgado humano, onde eclodem sob estímulo do gás carbônico. De cada ovo, sai um jovem aeróbio, que não sobrevive nas condições anaeróbias do lúmen deste órgão. Elas então penetram pela parede intestinal ao nível do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • ascaridiase
  • Ascaridíase
  • Ascaridiases
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!