Ascantigasdeamigo

1353 palavras 6 páginas
Lírica Trovadoresca
AS CANTIGAS DE AMIGO

Origem
São de origem peninsular (galaico-portuguesas) e ligam-se a aspetos da época: às romarias, às lutas pela reconquista (ao fossado), à vida doméstica...
Esta origem popular explica a escassez vocabular, com muitos arcaísmos, uma analise psicológica rápida, recorrendo a repetição, quer pelo paralelismo, quer pelo refrão.
Alem de traduzir os problemas psicológicos da mulher, é ainda uma forma de expressão objetiva da desgraça amorosa do próprio autor. Sendo de feição acentuada feminista, são feitas pelos trovadores, mas são postas na boca da donzela. As cantigas d’ Amigo são dotadas de uma maior dose de originalidade porque são cantigas próprias do contexto cultural português da Idade Media. São cantigas dotadas de uma maior perfeição sentimental, de uma exibição de sentimentos que se pretendem mais sinceros e mais originais do que os das cantigas d' Amor.
Podemos detetar o próprio sistema de relações na vida doméstica da jovem, as diferenças psicológica entre o cavaleiro e a donzela.

QUEM FALA?
O sujeito poético ou o “eu” lírico (não confundir com autoria) é uma donzela que expõe os seus sentimentos amorosos
PALAVRA CHAVE amigo (“amado”)
TEMA(S)
Destaca a evocação do amigo, que costuma estar ausente, que se pode concretizar em subtemas como o amor entre a donzela e o amigo, a oposição da mãe e das irmãs, a ajuda das amigas para que intercedam, a tristeza da ausência, a alegria pelo retorno e o encontro com o amigo, o desejo de avistá-lo, etc.

PERSONAGENS:
A donzela, o amigo, a mãe, a irmã, a(s) amiga(s) e a natureza.
AMBIENTES:
Rural e populares, domésticos ou cortesão
SÍMBOLOS:
São imagens próprias da lírica popular e nelas os elementos da natureza jogam um papel fundamental como confidentes do amor ou como símbolos deste mesmo amor: a água como símbolo de fertilidade; o mar como símbolo de separação entre os amados; o vento e os cervos são símbolos viris; a fonte, a água e os cabelos símbolos femininos; etc.
São

Relacionados