ASASSASS

377 palavras 2 páginas
Vôlei Sob as Leis de Fisica
As forças e leis fisica estão presente em quase tudo que fazemos no dia-a-dia, como andar, como falar e intensivamente nos esportes, como no vôlei.
Ao assistirmos a um jogo de vôlei, o que não sabemos é que tudo (ataque, saque, passe, levantamento, toque e manchete) esta relacionado a física, esta relacionado com as forças envolvidas nas transformações de energia (cinética e potencial), na velocidade que os corpos adquirem, na resistência que o ar faz aosmovimentos, etc
Existe algumas forças que estão presentes em TODOS movimentos do vôlei, como a força peso. Se não fosse ela, nós não estaríamos fixados no solo e muito menos seria possível os saltos realizados no saque, no ataque, bloqueio etc. Ela puxa o corpo e todo objeto como a bola para a superfície de volta.

Outra força que esta presente em quase todos movimentos, é a força de atrito, pois é atravez dela que podemos caminhar, correr e realizar os incríveis saltos dos jogadores. Porexemplo, é atravez da reação de mesma intencidade, mesma direção e sentido opostos (Princípio Fundamental da Dinâmica) entre o atrito e o pé do jogador que permite que ele corra e se desloque no jogo. Outro movimento que a força de atrito está presente, é quando ele salta para realizar o saque, ataque, blolqueio, etc., primeiramente quando ele impulsiona para saltar, utiliza o atrito, e quando volta para o solo também utiliza o atrito, pois se não houvesse ele escorregaria e não conseguiriaficar em pé. É por esse motivo, que varias vezes vêm alguém com um pano secar a quadra, pois o suor dos jogadores no chão diminui a ação do atrito, permitindo que eles possam escorregar.

Saque:

No saque, além da força peso que permite o jogador estar fixado, quando o jogador salta para sacar,onde ele usa a força de atrito entre seu pé e o solo. Alem disso, no momento em que ele “bate” na bola, a força cinética dele é transmitida em potencial, para que a bola tenha uma maior aceleração [continua]

Relacionados