asaaasaas

746 palavras 3 páginas
FAETEC – ETER TRABALHO DE GEOGRAFIA 1º ANO PROFª. RENATA
Orientações:
- O trabalho pode ser feito individualmente ou em grupos de no máximo 4 alunos.
- As respostas podem ser digitadas ou manuscritas. Não é necessário copiar as questões.
- A princípio, a data de entrega é 29 de julho (1171) / 01 de agosto (1133). Caso haja alteração, aviso.

1ª PARTE
Responder as questões do livro.
Páginas 90 e 91, números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 12.

2ª PARTE
1) O tempo total de existência do nosso planeta (cerca de 4,6 bilhões de anos) pode ser dividido em eras geológicas). Eras e divisões estão cronologicamente relacionadas à formação geológica, bem como à biodiversidade característica de cada período (fósseis). Tendo em vista a história geológica do planeta, assinale V ou F e corrija os itens falsos.
a) ( ) As estruturas rochosas mais antigas do planeta, os escudos cristalinos, compostos por rochas sedimentares, formaram-se na Era Cenozóica, e abrigam as grandes reservas de minerais metálicos.
b) ( ) A Era Pré-Cambriana caracteriza-se pela ocorrência de processos de sedimentação, após a formação de grandes florestas e posterior soterramento pelo avanço dos mares sobre extensas áreas continentais. Tem origem aí as grandes bacias sedimentares, que abrigam reservas de combustíveis fósseis, tais como a bacia do Paraná (carvão mineral) e do Amazonas (gás natural e petróleo).
c) ( ) A estrutura geológica do território brasileiro é composta exclusivamente por estruturas cristalinas do pré-cambriano e coberturas sedimentares menos antigas, não havendo, portanto, dobramentos modernos, característicos da Era Cenozóica.
d) ( ) A fragmentação da Pangeia teve início na Era Mesozóica e término na Era Cenozóica.

2) As tabelas ao lado contém informações sobre alguns dos grandes terremotos registrados na última década. Analise-as e responda.
a) Explique a ocorrência de terremotos de grande magnitude nas regiões citadas na tabela e apresente

Relacionados