ASA GOL É GOL

Páginas: 2 (472 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
A história da imprensa brasileira pode ser dividida em duas fases: antes e depois de Assis Chateaubriand. Fundador dos Diários Associados, Chateaubriand construiu o maior conglomerado de empresasjornalísticas do País em pouco mais de duas décadas: 36 jornais, 19 tevês, 25 rádios, 18 revistas e duas agências de notícias.

Francisco de Assis Chateau-briand Bandeira de Mello nasceu a 5 de outubrode 1892, em Umbuzeiro, na Paraíba, divisa com Pernambuco. Filho de Francisco Chateaubriand Bandeira de Melo e Carmem Chateaubriand Bandeira de Melo.

Ingressou na Faculdade de Direito, em Recife,aos 15 anos de idade, num tempo em que já escrevia para o jornal "Pernambuco". Colaborando para vários jornais pernambucanos, inclusive assumindo posição de redator-chefe.

Em 1917, abriu uma bancade advocacia no Rio de Janeiro. Mas encaminhou-se rapidamente para o jornalismo, escrevendo para o "Jornal do Comércio" e "Correio da Manhã", além do "Jornal do Brasil", onde foi chefe de redação. Comocomentarista internacional, Chateaubriand visitou vários países da Europa, o que lhe possibilitou a publicação, em 1921, do livro "Alemanha". Neste mesmo ano, demitiu-se do "Jornal do Brasil" e do"Correio da Manhã", para se dedicar à aquisição da sua primeira publicação, "O Jornal", comprado por 5.800 contos de réis. Seis meses depois, em 1924, comprava o "Diário da Noite", em São Paulo. Os doisforam o embrião dos Diários Associados. Mais tarde, fundaria outras empresas e adquiriria mais tantas outras em várias partes do Brasil. A televisão veio em 1950: a TV Tupi, de São Paulo, primeiraemissora de tevê da América Latina.

Chatô ainda foi membro da Academia Brasileira de Letras e embaixador do Brasil na Inglaterra. Criou também o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos maisimportantes do mundo.
Sua biografia mais famosa, o livro "Chatô - O Rei do Brasil", escrito pelo jornalista Fernando Morais e editado pela Companhia das Letras, narra em mais de 700 páginas a vida de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GOls
  • O gol DELE
  • gols
  • A era do gol
  • Case gol
  • Artigo da gol
  • Estudo da Gol
  • case gol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!