As

1491 palavras 6 páginas
As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar “crescente fértil”, isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio Nilo no Egito. As primeiras civilizações mesopotâmicas foram aquelas criadas pelos povos sumérios e acádios por volta do final do quarto milênio antes de Cristo. Esses povos eram oriundos das regiões do planalto iraniano. Os sumérios foram responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de drenagem dos pântanos e pela fundação de cidades como Eridu, Ur e Uruk, os primeiros núcleos urbanos da Mesopotâmia.
Entrando na civilização da mesopotâmia, podemos ver que o ponto forte da sua educação os símbolos na argila ainda macia e que também os ensinamentos eram feita através do ouvir para aprender, chamada tradição oral, entretanto quando surgiu o desenvolvimento do sistema prático de escrita que refletiu no progresso cultural e intelectual do homem. Na antiguidade, a leitura e a escrita dão seus primeiros passos através dos sacerdotes, artesãos e escribas. Escribas que nessa civilização era responsável pelos ensinamentos e um dos alicerces do ensino na Mesopotâmia eram a literatura e poemas que recebiam dos escribas especial atenção. Havia também a literatura pautada em provérbios e dita populares e uma significativa contribuição para o direito e a criação de vários códigos entre eles o mais conhecido e o código de Hammurabi, e com isso a Mesopotâmia teve imensa contribuição para educação.
O sistema educativo na Mesopotâmia compreendia unicamente o intelecto e o físico. A educação de um jovem de ambos os sexos e das classes mais elevadas envolvia o treinamento com escriba. O objetivo da educação era obter o grau

Relacionados