AS M LTIPLAS LINGUAGENS E A APROPRIA O DO CONHECIMENTO PELA CRIAN A NA EDUCA O INFANTIL Email

6878 palavras 28 páginas
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Charlene Dayane Orioli Nunes, Jani Alves da Silva

Resumo: Este artigo trata sobre a importância do trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como foco de análise as múltiplas linguagens: gestos, brincadeiras, desenho, dança, música e manipulação de objetos artísticos. Busca esclarecer algumas mudanças na atualidade por meio das discussões a respeito dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (1998) e dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006). Destacou-se algumas sugestões para uma educação pautada na perspectiva histórico-cultural.
Palavras-chave: Educação Infantil; Múltiplas Linguagens; Perspectiva Histórico-Cultural

Este artigo tem como propósito refletir sobre as múltiplas linguagens e sua importância na educação infantil. Considera-se que a prática pedagógica nesta etapa da educação deve ser significativa para as crianças de zero a cinco anos e pautar-se na Perspectiva Histórico-Cultural.
Na atualidade a educação infantil está adquirindo uma crescente importância perante os teóricos e também profissionais dessa área, os mesmos buscam possibilitar desenvolvimento integral das crianças, de forma significativa e para isso levam em consideração as contribuições e benefícios das múltiplas linguagens. De acordo com Oliveira (2002, p.228) o conceito de múltiplas linguagens se refere às diferentes linguagens presentes nas atividades pedagógicas que “possibilitam às crianças trocar observações, idéias e planos”. Ou seja, as múltiplas linguagens representam “[...] sistemas de representação”, essas linguagens estabelecem novos recursos de aprendizagem, pois se integram às funções psicológicas superiores e as transformam.
Para compreender tal questão proposta neste artigo, faz-se necessário uma análise dos documentos relacionados ao direito das crianças e seu atendimento na educação infantil, que garantem a qualidade de atendimento e

Relacionados