As Zonas de Livre Comércio da América do Sul

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
TEMA:
As Zonas de Livre Comércio da América do Sul.








Introdução:
Nesse trabalho serão apresentados os blocos econômicos, que são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes, formados por países sul-americanos. Mostraremos seus principaisobjetivos e suas relações com o restante do mundo.






















CAN(Comunidade andina de nações)
A Comunidade Andina é um bloco econômico que foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino. Em 1996, os países membros definiram reformas na organização do bloco, e, no ano seguinte, passou a atuar com a nomenclatura de Comunidade Andina. Os atuais países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a sede do bloco está localizada na cidade de Lima, capital do Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006. 
Atualmente  as nações associadas à Comunidade Andina são: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O México e o Panamá são paísesobservadores do bloco. 

A CAN tem como objetivos: Aumentar a integração comercial, econômica e política entre os países membros; Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; Proporcionar o aumento na geração de empregos; Facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressivade um mercado comum latino-americano; Melhorar a situação dos países membros no cenário econômico internacional; Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina; Promover a melhoria da qualidade de vida da população.

Desde 2003, os cidadãos dos cinco países da Comunidade Andina podem ingressar sem visto a qualquer país membro, em condição de turistas.Os cidadãos precisam apresentar para autoridades do país receptor seu documento nacional de identidade e o passaporte em caso de visitar a Venezuela. O visitante receberá a TAM - Tarjeta Andina de Migración (carteira andina de migração), a qual indica a data de expiração da permanência autorizada. O Passaporte Andino foi criado em Junho de 2001, O documento é atualmente expedidopelo Equador, Peru, Venezuela, Bolívia e Colômbia.






A Comunidade Andina possui uma população estimada de 100 milhões de habitantes, com uma extensão territorial de 3.798.000 quilômetros quadrados. O seu PIB (Produto Interno Bruto) é de R$ 407,9 bilhões de dólares.
A CAN possui acordos de livre comércio com MERCOSUL, Chile, México, Andina - Panamá, Índia, China, UE, Rússia. Suas Exportações totaisestimam em 93 142 milhões de dólares e suas importações em 94 176 milhões de dólares.
As Empresas Multinacionais Andinas (Decisão 292) se definem como aquelas nas quais pelo menos 60% do capital social pertencem a investidores de dois ou mais países da Comunidade Andina.

As relações comerciais com a União Européia ascendem a 15 mil milhões de euros; a UE é responsável por 15% do comércio da CANque, por sua vez, representa 0,7% do comércio da UE. Outro parceiro comercial é o MERCOSUL. As negociações entre esses dois blocos tiveram início em 1995. A entrada em vigor do Acordo de Complementação Econômica n.º 59 (ACE-59), em fevereiro de 2005, constituiu um passo histórico e significativo para a conformação da Comunidade Sul-Americana de Nações. .
Hoje, todos os países da CAN têm a condiçãode Estados Associados ao MERCOSUL. Da mesma forma, todas as Estadas Partes do MERCOSUL estão em igual condição na Comunidade Andina. Ambos estão estreitando suas relações visando à concretização do bloco UNASUL.

A CAN aspira fortalecer seus vínculos com instituições e organismos internacionais e regionais, tais como as Nações Unidas (ONU), a Conferência das Nações Unidas Para o Comércio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que significa Zona de Livre Comércio
  • Conceito zona de comercio livre
  • Área de Livre Comércio das Américas
  • Blocos econômicos e zona de livre comércio
  • Trabalho de Zona livre comercio exterior
  • Área Livre de Comercio das Américas – ALCA
  • ALCA
  • O comércio na américa do sul e oportunidades para o brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!