As veias abertas da america latina

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: L&PM, 2010.

Eduardo Galeano é jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História. A obra mais conhecida de Galeano é, semdúvida, As Veias Abertas da América Latina. Nela, analisa a História da América Latina como um todo desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos. O livro tornou-se um clássico entre os membros da esquerda latino-americana.
O Livro As Veias Abertasda América Latina, é uma visão da América Latina, uma visão econômica do lado de quem perdeu a guerra. A idéia principal do livro de Eduardo Galeano trata da eterna exploração sofrida pela América Latina e está estruturada em duas partes, “A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra” e “O desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos do que navegadores, num total de cinco capítulos.Trata-se de uma coleção de lamentações evidenciando como a América Latina sempre foi e continua sendo uma “vítima” de sucessivos vilões e das explorações internacionais. Galeano consegue deixar seu conteúdo claro e dinâmico, pois ele utiliza uma linguagem mais aberta e por ter ambições literárias acaba fazendo uso de metáforas e comparações para falar das raízes da violenta colonização, buscandosempre mostrar a origem do atraso e da miséria que acabaram definindo a condição de dependência e subdesenvolvimento dos países latino-americanos. É uma história bem parecida com que também aconteceu e aconteci na África, que devido as marcas da dominação colonial européia apresenta uma economia dependente, subordinada ao mercado internacional capitalista e isso mesmo depois de ter se tornadoindependente.
Nos primeiros parágrafos do texto pode-se perceber que há dois lados na divisão do trabalho: um em que se encaixam alguns países que se especializaram em ganhar e o outro que se encaixam os que se especializaram em perder. O trecho abaixo mostra segundo Galeano a qual dos dois lados pertence à América Latina:
América Latina foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos temposem que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhes cravaram os dentes na garganta. (GALEANO, 2010, p. 17)
O livro se fundamenta na compreensão da América Latina, na sua inserção subordinada ao mercado capitalista internacional. O capitalismo chegou as terras espalhando sangue. Tudo foi sucessivamente determinado, pelas incorporações do capitalismo. E as “veias abertas”demonstram como o subdesenvolvimento latino-americano é conseqüência do desenvolvimento alheio e que nós, latino-americanos, somos pobres porque é rico o nosso solo, ou seja, em terra que tem ouro, prata dentre outras riquezas são amaldiçoados, pois “parecem merda que atraem moscas.” O continente alimenta o crescimento das potencias e diante disso Galeno declara:
A região continua trabalhando comoserviçal para satisfazer as necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, de cobre, carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que consumindo-os, ganham muito mais do que ganham a América Latina ao produzir. (GALEANO, 2010, p.17)
Assim explicar sua lógica da “pobreza do homem como resultado da terra”, Galeano se fundamenta na idéia de que um país ouregião desenvolvida sempre conseguem esse efeito graças não a sua própria produção e sim à exploração dos outros países ou regiões, que por sua vez são cada vez mais pobres e miseráveis.
É a partir da chegada de Colombo que o autor começa a relatar a ação exploratória dos colonizadores ibéricos na América. Galeano aponta que a América havia sido conquistada não apenas pelo uso da violência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As veias abertas da América Latina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa látina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da america latina
  • As veias abertas da América latina
  • As veias abertas da America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!