As veias abertas da América Latina

Páginas: 3 (544 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Trabalho de história










As veias abertas da América Latina
CENTO E VINTE MILHÕES DE CRIANÇAS NO CENTRO DA TORMENTA
Na divisão internacional do trabalho há dois lados: um em quealguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Porém hoje o que chamamos de América Latina especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus doRenascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta.
É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capitaleuropeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem-se acumulado e se acumula até hoje nos distantes centros de poder. Esse seria um dos motivos para o atraso e as misérias da América Latina são oresultado de seu fracasso. A derrota da América Latina esteve sempre implícita na vitória alheia, nossa riqueza gerou sempre a nossa pobreza para alimentar a prosperidade dos outros: os impérios e seusagentes nativos.
A brecha se amplia. Em meados do século passado, o nível de vida dos países ricos do mundo excedia em 50% o nível dos países pobres. No fim do século XX a renda per capita nos EstadosUnidos será quinze vezes mais alta do que esta mesma renda na América Latina. A renda média de um cidadão norte-americano é sete vezes maior que a de um latino-americano, e aumenta num ritmo dez vezesmais intenso.
A população da América Latina cresce como nenhuma outra; em meio século triplicou com sobras. Em cada minuto morre uma criança de doença ou de fome, mas no ano 2000 haverá 650 milhõesde latino-americanos, e a metade terá menos de 15 anos de idade. Os três maiores mercados da América Latina - Argentina, Brasil e México - não chegam a igualar, somados, a capacidade de consumo daFrança ou da Alemanha Ocidental, mesmo que a população reunida de nossos três grandes exceda de muito a de qualquer país europeu. A América Latina produz, hoje em dia, em relação a sua população,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa látina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da america latina
  • As veias abertas da america latina
  • As veias abertas da América latina
  • As veias abertas da America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!