As veias abertas da américa latina

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Capítulo 1 - Vila Rica de Ouro Preto: a Potosi de Ouro
até
Capítulo 2 - O assassinato da Terra no Nordeste do Brasil

Referência Bibliográfica:
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 48ª edição. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2008.

Referências sobre o Autor:
Eduardo Galeano é um reconhecido jornalista e escritor uruguaio. Autor de mais de quarenta livros, játraduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.

Resumo:
Durante dois séculos após o descobrimento do Brasil a exploração baseava-se na madeira do pau-brasil, e logo também foram disseminadas grandes plantações de açúcar. Inicialmente o Brasil parecia desprovido de ouro e prata, aqui os portugueses encontraram apenasos indígenas que não conheciam estes metais, assim eles precisaram procurar por si só.
Os bandeirantes na região de São Paulo que atravessavam as serras é que inicialmente passaram a ver traços de ouro nos leitos de rios, de onde se passou a extrair facilmente pepitas do solo cheio de cascalhos. A partir daí Minas Gerais entrou na história como o local com a maior extração de ouro no menorespaço de tempo. Durante o século XVIII a produção de ouro do Brasil superou o que a Espanha havia extraído em dois séculos.
Durante esta época a população do Brasil se multiplicou diversas vezes, com inúmeras emigrações em busca das fortunas.
Neste período as regiões de extração eram as mais importantes do Brasil.
Salvador da Bahia foi a região mais próspera no ciclo do açúcar, mas neste período doouro Minas Gerais transferiu o foco da economia para o sul do país. Nasciam cidades do grande amontoado de mineiros que eram necessários, e o poder dos comerciantes da região superava o de muitos de Portugal.
As fortunas se faziam e desfaziam de maneira incrivelmente rápida, o dinheiro comprava tudo e nem sequer os padres ficavam imunes a influencia do ouro, pois algumas vezes também participavamde contrabandos.
Proliferavam-se inúmeras esplendidas igrejas decoradas com o melhor da época e revestidas com muito ouro. Esbanjavam a riqueza súbita com vestidos e adornos de luxo importados, festividades de uma semana, procissões, carros e instrumentos.
Em meio a euforia, o cultivo da terra foi desprezado, e em meio a tanta riqueza faltava alimento para todos. Com o trabalho praticamente diae noite e as péssimas condições de alimentação e estrutura em geral os trabalhadores eram vulneráveis às doenças e morriam muito cedo, não suportavam nem sete anos de trabalho continuo. A explosão do ouro aumentou ainda mais a importação de escravos, e ainda sugavam trabalhadores de outras regiões do Brasil. Assim existia muita fome e pouca comida, pois não havia quem produzisse.
Algum tempoapós voltaram para as serras, desta vez para buscar os diamantes que haviam sido deixados de lado quando o mais importante era o ouro. E continuaram assim as extravagâncias e importações da Europa, tudo do melhor em roupas, armas e móveis.
Em negociações entre Portugal e Inglaterra abriram-se portas para explorar ainda mais o Brasil, o contrabando de ouro era enorme, e Portugal era apenas umintermediário. Portugal não produzia quase nada e até a roupa dos escravos era inglesa.
A Inglaterra se aproveitou das brechas abertas por Portugal para financiar seu desenvolvimento com o ouro brasileiro.
No Brasil restaram apenas as igrejas e obras de arte, o país ficou em decadência. A agricultura de subsistência era a base da economia. Restaram apenas os buracos de escavações, as igrejas na suamaioria foram saqueadas. A única recordação boa foram os grandes talentos artísticos da época.

A busca do ouro e da prata foi o motor principal da conquista do Brasil, mas quando se descobriu a rapidez e facilidade de plantar cana-de-açúcar, passou-se a explorar este aspecto primeiro, já que o açúcar era um artigo muito cobiçado na época. Como conseqüência houve um aumento do número de escravos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As veias abertas da América Latina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da américa látina
  • As veias abertas da america latina
  • As veias abertas da america latina
  • As veias abertas da América latina
  • As veias abertas da America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!