AS VARIÁVEIS AMBIENTAISE HUMANAS E O COMPORTAMENTO TÉRMICO

804 palavras 4 páginas
AS VARIÁVEIS AMBIENTAISE HUMANAS E O COMPORTAMENTO TÉRMICO

O PMV e o PPD serão explicitados para melhor compreensão ao serem mencionados ao longo do trabalho. O PMV consiste em um valor numérico que traduza sensibilidade humana ao frio e ao calor. O PMV de conforto é zero, para o frio é negativo e para o calor positivo. A partir daí foi proposto o conceito de pessoas insatisfeitas, o PPD, o qual para espaços de ocupação humana, termicamente moderados, deve ser menor que 10%, o que corresponde a uma faixa do PMV de -0,5 a +0,5.
A situação apresentada revela um grande desconforto térmico devido ao frio, com PMV -2,9 Fanger e PPD 98,3%. Com o objetivo de aumentar a sensação de conforto, propõe-se a mudança progressiva de seis variáveis, uma a uma.
Em uma primeira situação foi aumentada a umidade relativa do ar, de 35% para 90%. Isto ocasionou em uma melhora no índice de conforto, uma vez que quanto maior a umidade, ou quantidade de vapor de água no ar, maior a retenção de calor no corpo. O nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele, com o ar saturado de vapor de água, esta evaporação de torna mais difícil, inibindo a perda de calor, o que é ótimo em situações de frio.
Na segunda situação, foi diminuída a velocidade do ar, de 0,7 m/s para 0,3m/s, melhorando ainda mais o índice de conforto. Quanto maior a velocidade do vento, maior é o calor retirado da superfície da pele, portanto maior é a sensação de frio, já que o corpo dissipa calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria e ocorre somente com líquidos e gases.) e evaporação, quanto mais ventilação.
Na terceira situação foi aumentada a temperatura de 16°C para 18°C, fazendo com que o PPD diminua de 77,5% para 58,9%, o que ainda não é o ideal. Ao aumentar a temperatura, diminui a sensação de frio, pois há ganho de calor por convecção. O ser humano controla a temperatura corporal pela

Relacionados