As variações sociais e dialetais no filme “a tristeza do jeca”

Páginas: 23 (5575 palavras) Publicado: 28 de junho de 2012
São Paulo
2011



AS VARIAÇÕES SOCIAIS E DIALETAIS
FILME “A TRISTEZA DO JECA”
Caipira: indivíduo rústico, tímido, roceiro, matuto.
(Cunha, A. Geraldo, Dicionário Etimológico Nova Fronteira
da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, 2001)


Esta pesquisa e análise foram desenvolvidas para a Disciplina de Introdução aos Estudos de Língua Portuguesa I, ministrada pela Professora Dra. Elis deAlmeida Cardoso.

INTRODUÇÃO


O corpus escolhido para o trabalho de análise de variações linguísticas presentes na língua portuguesa é um trecho do filme “A tristeza do Jeca”, gravado pela PAM Filmes e lançado em 30 de Outubro de 1961, e tem como personagem principal o caboclo Jeca, interpretado pelo ator Mazzaropi.
O personagem foi inspirado na obra Urupês do escritor Monteiro Lobato quetinha a intenção de retratar a realidade do povo brasileiro através de um estereótipo caipira, sem escolaridade, sem acesso aos recursos de saneamento básico, saúde e outras necessidades primordiais para sua sobrevivência. No filme “A tristeza do Jeca”, o personagem desperta em seus espectadores a percepção das discrepâncias sociais que há entre uma elite dominante urbana, representada por outrospersonagens que aparecem no decorrer da trama, e a população predominantemente agrária nesta época, em especial nas regiões afastadas das grandes capitais.
As falas aqui analisadas são baseadas nas falas de indivíduos tidos como caboclos que habitavam as cidades aos arredores da cidade de São Paulo, e indivíduos que viviam em áreas urbanizadas. Temos que considerar que os atores envolvidos naprodução do filme “A Tristeza do Jeca” são em maioria pessoas socialmente privilegiadas, mas que tentam em sua fala retratar essas particularidades nos personagens, tanto rurais quanto urbanos.
É certo que nem todas as marcas características estarão presentes nestas falas, porém certamente as que conseguimos coletar já mostram a oposição que havia entre moradores da zona rural e zona urbana emseus aspectos sociais, estilísticos e geográficos.











1.1 - “A TRISTEZA DO JECA”: SINOPSE

O filme trata da disputa entre dois coronéis pela prefeitura da cidade. Durante essa corrida pelas eleições, o Coronel Bonifácio, que faz a campanha do coronel Policarpo, tenta obter de várias maneiras o apoio do personagem Jeca (líder dos colonos da cidade), para que ele possa convencera população a votar no candidato. Ocorre que Jeca e sua família trabalham e moram na fazenda do coronel Felinto, que também é candidato a prefeito, portanto o personagem não quer trair seu “patrão”.
Durante a trama são feitas várias armadilhas como jogos de palavras e situações, inclusive envolvendo a filha de Jeca, na tentativa de manipulá-lo e fazer com que os planos de eleger o CoronelPolicarpo tenham sucesso.
O trecho escolhido como corpus desse trabalho é um trecho em que aparecem os dois filhos do coronel Bonifácio, acompanhados de um capataz da fazenda, que vão à casa de Jeca para tentar convencê-lo a pedir votos de seus amigos a favor do candidato Policarpo. O diálogo entre eles é cômico, por outro lado, mostra as diferenças sociais que existem entre si, que está impressa nafala dos personagens.

1.2 - TRANSCRIÇÃO DO TRECHO DO FILME “A TRISTEZA DO JECA”


1
(Jeca)
Já vai infortuniu.
2
(Capataz)
Bom dia.
3
(Jeca)
Bom dia.
4
(Capataz)

Jeca, esti é u dotor Marciu é filhu du meu patrão, é medicu pedeiatra.
5
(Jeca)
Fala bestera aí que tem muié aí dentru né?
Prazê!
6
(Capataz)
Ele veiuconversar com você, nóis podemus entrá?
7
(Jeca)
Pode sim, muié vai entrá homi aí. Vamu zentranu.
8
(Capataz)
Obrigadu.
9
(Jeca)
Primeru o dotor né? Entra.
10
(Dr. Marcio)
Obrigadu.
11
(Jeca)
O sinhô não, peraê é cê né dotor, primero o donu da casa, seja educadu.
Vamu sentanu.
Muié, vê visita prás cadera.
12
(D. Filó)
O quê?
13
(Jeca)
Vê cadera prás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A tristeza do jecá
  • Resumo do filme a rede social
  • Análise filme a rede social
  • Trabalho Filme A Rede Social
  • Classes Sociais e Analise dos filmes
  • Resumo do filme: a rede social
  • Redação do filme 'A rede social'
  • Avaliação social filme Estamira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!