As transformações do trabalho no mundo globalizado

Páginas: 10 (2342 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO

ITABELA-BA
2012
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES
MILTON SOUZA ROCHA
GEAN DE JESUS ROCHA
DAMIÃO
JEFFERSON

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO
Trabalho solicitado pela professora Silene Almeida, como parte referente à nota da II unidade da Disciplina de Sociologia.

ITABELA-BA2012
INTRODUÇÃO

A globalização, as novas tecnologias e a velocidade das transformações no mercado de trabalho fazem com que o indivíduo tenha que aprender (ou pelo menos tentar) a lidar com situações totalmente novas e que são de fundamental importância para a realização dos seus sonhos para o futuro como ser humano e como trabalhador que constrói a si mesmo e toda sua realidade. Os resultadosdestas transformações trazidas pela globalização têm caráter ainda mais devastador para os trabalhadores com menor grau de escolaridade e instrução ou que estão à margem do mercado formal de trabalho. O que se procura neste trabalho é mostrar discutir as transformações ou adaptações que o trabalhador vivencia e enfrenta em um mundo do trabalho que se modifica e  o obriga a aprender ou adquirir novashabilidades como forma de garantir sua sobrevivência. Quais os impactos e efeitos que estas adaptações imprimem no seu caráter, na sua personalidade? Qual o custo destas atitudes no campo subjetivo da construção e/ou desconstrução de seus valores e suas expectativas?

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO
A rapidez das transformações trazidas pela globalização e o desenvolvimento denovas tecnologias, afetam diretamente as relações não apenas econômicas, mas principalmente as relações sociais, em especial no campo do trabalho e do emprego dito “formal”. Os resultados destas transformações são ainda mais profundos e têm caráter mais devastador para os trabalhadores com menor grau de escolaridade e instrução ou que estão à margem do mercado formal de trabalho. Estes trabalhadoressão também excluídos por não terem o preparo necessário para atender às sempre mutáveis demandas do demiurgo mercado de trabalho, cada vez mais exigente e restrito. De acordo com Martini (1999, p.55), “não se pode admitir como absoluto o princípio de que o trabalho enobrece o homem. Na verdade o que enobrece o homem são os seus conhecimentos, seja qual for sua atividade laboral”.
Muito se falahoje nas melhorias nos processos de produção e gerenciamento, em avanços como os da nanotecnologia e da biotecnologia. Avanços que visam sempre maior produtividade para o modo de produção capitalista, e que estão assentados em uma extensa campanha de construção de um senso comum, cujo fim é convencer que estes fatos se traduzirão em desenvolvimento para toda a humanidade (ou pelo menos para aquelesque poderão pagar por isso). Resultado disto é uma verdadeira mitificação da necessidade e inexorabilidade das seqüelas nefastas deste processo, tal qual um dogma. Contrariá-lo chega a ser considerado quixotesco. Não obstante, pensadores como Polanyi (2000, p.55), defendem que “o ritmo das mudanças muitas vezes não é menos importante do que a direção da própria mudança, mas enquanto esta últimafrequentemente não depende da nossa vontade, é justamente o ritmo no qual permitimos que a mudança ocorra que pode depender de nós”.
Assim, se continuarmos a acreditar que o progresso econômico não pode e não deve ser questionado ou alterado, conforme o contexto, então não existe espaço algum para que a realidade deste trabalhador, que sofre na pele, na sua vida, possa enfim ser melhorada.
 Polanyi(op cit, p56) refere-se aos efeitos do ritmo das transformações que a revolução industrial inglesa, principalmente no setor lanígero, causou no universo de vida do trabalhador: “... justamente desse ritmo dependia, principalmente, saber se os despojados poderiam ajustar-se às condições modificadas sem danificar fatalmente a sua substância humana e econômica, física e moral; se eles encontrariam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As transformações do trabalho do enfermeiro: de florence nightingale ao mundo globalizado
  • O mundo globalizado e suas transformações
  • Trabalho no mundo globalizado
  • Trabalho no mundo globalizado
  • Trabalho no mundo globalizado
  • Transformações no mundo do trabalho
  • Transformações no Mundo do Trabalho
  • Trabalho e trabalhador no mundo globalizado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!