As transformações das primeiras décadas do século XX

Páginas: 28 (6906 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
1. As transformações das primeiras décadas do século XX
1.1 . Um novo equilíbrio político


A geografia política após a Primeira Guerra Mundial

A primeira Guerra Mundial terminou com a vitória das democracias do Ocidente Europeu sobre os velhos impérios da Europa Central e império Otomano.
O velho império Russo, em consequência da Revolução Socialista de 1917, deu lugar a uma novaunidade geopolítica republicana de partido único, a URSS, com consideráveis prejuízos territoriais. Perdeu territórios para a nova Polónia e para a Ucrânia, abandonou os seus interesses geostratégicos sobre a Finlândia e assistiu à emancipação dos estados bálticos da Estónia, Letónia e Lituânia. Os outros impérios foram desmembrados em consequência dos acordos de paz.
O Império Alemãoabandonou territórios que passaram a integrar a Polónia e perdeu definitivamente as regiões da Alsácia e da Lorena que regressaram à soberania francesa. Outros territórios contribuíram para o alargamento das fronteiras da Bélgica, Dinamarca e Checoslováquia. Limitado no seu espaço, o velho império deu lugar a uma nova Alemanha que pôs fim à monarquia e instaurou a república.
Sobre os escombros doimpério Austro-Húngaro nasceram os novos estados da Áustria, Hungria e antiga Checoslováquia. Os outros territórios foram integrados nas fronteiras da Itália, da Roménia, da antiga Jugoslávia que se constituía como um novo país independente, e da Polónia geograficamente reconstituída.
O império Otomano, herdeiro do antigo Império Romano do Oriente, viu o seu espaço reduzido à atual Turquia, depoisde perder os seus vastos domínios espalhados por todo o Médio Oriente, onde nasceram novos estados: a antiga Mesopotâmia deu lugar ao atual Iraque, que se manteve sob influência britânica. A Síria e o Líbano constituíram-se como protetorados da França.
Entretanto, outros estados unilateralmente independentes viram a sua luta reconhecida pela comunidade internacional e passaram a afirmar-secomo estados de plena direito. Na sua grande maioria, os novos estados constituíram-se como repúblicas parlamentares, assentes no sufrágio universal e na democracia representativa, consolidando o triunfo da democracia liberal no Leste e Sul da Europa.


A Sociedade das Nações

Em Abril de 1919 surgiu, sob projeto do presidente Wilson e com esperança de que não houvesse outro conflitomundial, a sociedade das nações (SDN). A SDN tinha como objetivos principais manter a paz e fomentar a entreajuda a nível internacional, através da cooperação económica e financeira entre os estados membros, promoção do desarmamento e a resolução dos conflitos pela via pacífica.
Esta organização estava condenado ao fracasso, pois:
- Os países vencidos foram excluídos, quer do tratado de paz, quer daSDN.
- Alguns países vencedores não estavam satisfeitos com as resoluções dos tratados de paz.
- Os EU não integraram a SDN, contribuindo para o descrédito da organização.
Como consequência, a SDN mostrou-se incapaz de desempenhar o papel de organizadora de paz.



A difícil recuperação económica da Europa e a dependência em relação aos Estados Unidos

Com o final da guerra, àEuropa colocou-se o problema da reconversão da sua economia. Na realidade, a guerra, além da hecatombe humana, tinha provocado devastações nos campos e nas fábricas e fizera orientar o aparelho produtivo predominantemente para a economia de guerra. Era necessário reorientar a atividade económica para a produção de alimentos, a reinstalação das indústrias ou a aquisição de maquinaria. De momento,estas necessidades foram satisfeitas com recurso a importações maciças dos EUA, tendo a reconversão económica sido suportada também com base em empréstimos americanos.
Estes fatores contribuíram para desequilibrar as balanças de pagamento dos países europeus. A solução encontrada para este desequilíbrio consistiu na desvinculação das moedas europeias em relação ao padrão-ouro de modo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações do século XX e Surrealismo
  • As grandes transformações do seculo xx
  • Brasil: modernidade e “atraso”. Representações do povo brasileiro nas primeiras décadas do...
  • Nas primeiras decadas do seculo XVI
  • As especificidades do crescimento do capitalismo norte americano nas primeiras décadas do século xx
  • A REPÚBLICA, AS PRÁTICAS RELIGIOSAS E A CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
  • Transformações sociais das mulheres no século xx
  • A moda da primeira metade do século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!