As tranças de bintou

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MARIA ALBANICE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS















O trabalho do pedagogo na educação inclusiva


















Itumbiara 2011



MARIA ALBANICE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS

















O trabalho do pedagogo na educação inclusiva











Trabalho apresentado aoCurso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e linguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade e O trabalho do pedagogo no espaço educativo
Profs. Lilian Salete, Carlos Eduardo, Fábio Luiz Silva e Vilze Vidotte Costa.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Mirian Bartasson







Itumbiara 2011



IntroduçãoTendo o pedagogo conhecimento e a consciência de que o seu papel na sociedade não será fácil diante das dificuldades. O olhar pesquisador proposto nos instiga a relembrar os antecedentes históricos da atuação do pedagogo será tratado a que, seguindo a postura investigativa que o pedagogo deve incorporar, diante da organização do trabalho pedagógico. Como também, seguindo osdesafios que rotineiramente perpassam seu campo de trabalho. Seguindo essa proposta devemos refleti também sobre como fazer para que o futuro pedagogo não se deixe conduzir por nem uma cultura carregada de opressão, submissão e poder, que se faz presente em muitos espaços escolares e não escolares.

















O trabalho do pedagogo na educação inclusivaO pedagogo tem uma grande responsabilidade no espaço em que atua. É ele que responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico. A partir de projetos como o programa do governo federal de educação para todos e do processo de inclusão de crianças com deficiência no sistema regular de ensino surge a preocupação frentea essa realidade.
Segundo a pedagoga S M P da escola M A M R de Bom Jesus Goiás o pedagogo pode orientar o professor em:
-Convocar a família para uma reunião e solicitar por escrito: Avaliação psicológica , neurológica ou qualquer outra que julgar necessário.
-Encaminhar os alunos para terapias conforme o laudo recebido.
-Levantar junto com a família a rotinada criança, estabelecer regras, disciplina e boas maneiras...
-E estudar sobre a deficiência do aluno.
O trabalho do pedagogo relaciona-se com o do professor, promovendo projetos métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, tendo como objetivo desenvolver o processo de aprendizagem, bem como,identificar as dificuldades dos alunos, desenvolvendo práticaspedagógicas.
O pedagogo não precisa saber tudo sobre todas as deficiências. Vai se atualizar e aprender conforme o caso. Ele pode atuar na sala comum de longe, observando se o material está sendo corretamente usado, ou estender os recursos para toda a turma, ensinando a língua brasileira de sinais (Libras), por exemplo. Quem souber se adaptar não correrá o risco deperder espaço.
O momento atual é de construção. De fato, a inclusão na sala de aula está sendo aprendida no dia a dia, com a experiência de cada professor. "Mas não existe formação dissociada da prática. Estamos aprendendo ao fazer", avalia Cláudia Pereira Dutra, secretária de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). Não apenas as crianças com deficiência são maisdesafiadas. Os outros alunos também ganham muito com a inclusão. A flexibilização de recursos pode ajudar todos a aprender mais. "O professor que está preparado para a inclusão está preparado para atender todas as crianças", diz Cláudia Pereira Dutra, secretária de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). "A inclusão obriga o sistema educacional a se repensar, a descobrir novas formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRANÇAS DE BINTOU
  • As tranças de bintou
  • Trancas de bintou
  • Tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • Tranças bintou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!