As tranças de Bintou

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 síntese reflexiva 3
2 ATIVIDADES 5
3 Considerações finais 7
REFERÊNCIAS 8
1 síntese reflexiva
A leitura do texto uma abordagem integrada da aprendizagem constitui-se em suporte indispensável a uma reflexão crítica sobre a postura doeducador que procura na sua prática pedagógica, estabelecer elos entre os conceitos científicos ligados as diversas áreas do conhecimento e a realidade concreta onde esses conceitos são aplicados e constantemente ampliados promovendo avanços significativos à humanidade. Ao adotarmos essa postura integradora da aprendizagem, certamente estamos optando por uma forma mais consistente de educação quefacilita a assimilação de conceitos por meio de reflexões e uso do pensamento criativo, crítico e reflexivo acerca do mundo natural e da cultura, seja ela local ou universal.
Como afirma o próprio texto, a integração de experiências científicas com diferentes áreas curriculares é uma forma de aumentar o desempenho mental das crianças, pois a variedade de conexões e relações entre diferentesestilos de aprendizagem, associações e aplicação de informações, favorece a formação de vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos. Além da formação de vias neurais mais sofisticadas é importante ressaltar ainda que as várias formas de inteligência identificadas por Gardner se configuram no universo escolar de forma muito diversificada. Isso corresponde adizer que toda criança possui essas formas de inteligência embora não sejam todas elas desenvolvidas da mesma forma: cada criança possui uma aptidão, uma forma de inteligência mais desenvolvida e cada atividade ou experiência proposta pelo professor vai, necessariamente se apoiar em uma ou várias dessas formas de inteligência. Dessa forma, somente uma abordagem integradora da aprendizagem seconstituiria em suporte capaz de promover o desenvolvimento global do aluno, ou pelo menos garantir que todos tenham oportunidades iguais de se desenvolver suas habilidades de acordo com suas aptidões, gerando assim uma aprendizagem significativa, prazerosa, autônoma e duradoura.
Relacionando o texto: Uma abordagem integrada da aprendizagem com o livro As tranças de Bintou, percebemos que o livroconstitui-se em um suporte literário ou um tema gerador capaz de estabelecer conexões com diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar com as crianças tendo como ponto de partida a historia de Bintou, abordando conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e ainda privilegiando as várias formas de aprendizagem que se configuram no universoescolar. O livro é, no entanto, um convite ou um desafio ao educador a experimentar na prática, aquilo que afirma as teorias educacionais. Ou seja, por meio de um suporte literário, cabe ao professor estabelecer a conexões existentes entre as diferentes áreas do conhecimento por meio de atividades diversas que privilegiam algumas dessas áreas e que considerem as diferentes formas de inteligência descritano texto, assim como os diferentes níveis de ensino.
O livro conta a história de Bintou, uma criança africana que sonhava ter tranças no cabelo, mas de acordo com a tradição de seu povo, só poderia ter suas tranças quando não fosse mais criança. Ou seja, para seu povo, as tranças são elementos culturais ligados as fases da vida. Esse e outros elementos da cultura africana são evidenciados nolivro como a sabedoria dos membros mais velhos e responsabilidade de transmiti-las aos mais novos, o poder de decisão desses membros da família, o costume de raspar a cabeça dos bebês recém-nascidos, os festejos, a comida, entre outros elementos que podem ser observados no filme e discutidos com as crianças. A partir das reflexões e tendo como ponto de partida, o livro e o vídeo, várias atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRANÇAS DE BINTOU
  • As tranças de bintou
  • Trancas de bintou
  • Tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • Tranças bintou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!