As tragéias naturais

1932 palavras 8 páginas
As tragédias naturais
O que é ?
Uma tragédia natural ou desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um sismo, um desabamento, um furacão, inundação, incêndio, entre outros) provoca direta ou indiretamente danos extensos à propriedade, faz um grande número de vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenômenos naturais não resultam em desastres naturais. Um desastre é um destruição social que pode afetar um indivíduo, uma comunidade, ou um país. A extensão dos danos à propriedade ou do número de vítimas que resulta de um desastre natural depende da capacidade da população a resistir ao desastre.

No Brasil Aqui no Brasil, devido a sua localização em relação às placas tectônicas, não temos terremotos de grande escala, e em relação a outros fatores climáticos e geológicos, não temos tampouco fortes furacões, tufões, vulcões em atividade e outras catástrofes que fazem parte da vida de milhões de pessoas no mundo. Em contraposição, temos outros problemas, que podem ser considerados desastres naturais quando fazem vítimas. Os mais substanciais são a seca, a geada, as enchentes, a desertificação, a erosão, as queimadas e os escorregamentos.
Os desastres que mais matam gente no Brasil são os escorregamentos. Já o processo de seca é o que mais causa sofrimentos e está historicamente ligado ao Nordeste. As calamidades que acontecem aqui são causadas por um conjunto de fatores não só climáticos: o dedo do homem é fator decisivo nesse prejuízo. Isso porque ele desconhece o solo onde mora e acaba antecipando o desastre. Como, por exemplo, levantar casas em beiras de rios, em encostas de

Relacionados

  • “OS GÊNEROS LITERÁRIOS NA GRÉCIA ANTIGA”
    2542 palavras | 11 páginas
  • Resenha Teatro Explicado Aos Meus Filhos
    5009 palavras | 21 páginas