As Traget Rias Tortuosas Da Fobia E A Grande Doen A Do S Culo XXI

774 palavras 4 páginas
As Tragetórias Tortuosas da Fobia e a Grande Doença do Século XXI
O objetivo é mostrar que a depressão é sim uma doença grave e perigosa, mas que por trás disso, há uma indústria que não se preocupa no bem estar de um cidadão, considerando principalmente o cidadão ocidental e urbano e contemporâneo. Muitas vezes tratada como tabu, muitas outras nem é mencionada, a depressão se tornou tão comum a ponto de ser considerada epidemia1. É uma questão de saúde pública séria, pois aproximadamente 15% da população já apresentou ou apresenta episódios depressivos. A depressão é uma “alteração do estado emocional e físico das pessoas” e mais do que isso, depressão não é considerada apenas mais uma “emoção”, é uma doença. Que muitas vezes é incompreendida, não levada a sério ou simplesmente deixada de lado.
Muito ainda se questiona sobre as causas da depressão. O fato é que o ambiente é sim um dos grandes fatores que contribuem para a disseminação dessa doença. As mudanças que tivemos nas últimas décadas – grandes guerras, terrorismo, globalização – são alguns exemplos de fatores determinantes na construção do meio em que estamos.
Hoje, a vida cotidiana, se resume em: consumismo, famílias desestruturadas, corrida contra o relógio, falta de expectativas pro futuro, o modelo perfeito dos corpos, e a lista continua. Também há vertentes que indicam o fator hereditário como uma das prováveis causas.
Nas últimas décadas, drogas legais foram desenvolvidas na tentativa de trazer uma qualidade de vida aos que sofrem desse mal. Com tratamento psiquiátrico, é possível levar uma vida normal e até mesmo não chegar a ter uma nova crise depressiva. A intenção parece ser muito boa, mas algumas partes desta equação, se viram diante de uma maneira muito fácil de enriquecimento, e essa são as industrias farmacêuticas.
Há estudos, e grandes críticas relacionando o papel que a indústria farmacêutica tem na expansão dos medicamentos e o aumento expressivo dos diagnósticos de doenças psiquiátricas.

Relacionados