As Tr S Matrizes Tnicas Que Deram Origem Ao Povo Brasileiro

715 palavras 3 páginas
As três matrizes étnicas que deram origem ao Povo brasileiro, foram os Nativos, Europeus e Africanos, assim essas misturas deram origens a vários termos usados para identificar a ancestralidade ex: Europeu+ africano= mulato
Africano+ nativo= cafuzo
Europeu + nativo= mameluco
O Brasil é o país mais miscigenado do mundo, onde não há uma etnia “pura”, onde todos se misturam, de modo que surge uma vasta pluralidade cultural, pois aqui encontram - se o mundo inteiro sejam eles japoneses, chineses, alemães, nigerianos, paraguaios, entre outros, assim chegamos a conclusão de que o Brasil, realmente é um país de todos os povos.
A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços. Fora da dicotomia imposta entre os “selvagens” (índios) e os “civilizados” (europeus), os mestiços formam um primeiro momento do nosso variado leque de misturas.
Tempos depois, graças ao interesse primordial de se instalar a empresa açucareira, uma grande leva de aproximadamente quatro milhões de africanos foram trazidos de suas terras para viverem na condição de escravos. Chegando a um lugar distante de suas referências culturais e familiares, tendo em vista que os mercadores separavam os parentes.
Não se limitando na esfera de contato entre o português e o nativo, essa mistura de povos também abriu novas circunstâncias com a exploração sexual dos senhores sobre as suas escravas. No abuso da carne de suas “mercadorias fêmeas”, mais uma parcela de inclassificáveis se constituía no ambiente colonial. Com o passar do tempo, os modelos complexos de reconhecimento dessa nova gente passou a limitar na cor da pele e na renda a distinção dos grupos sociais.
Ainda assim, isso não impedia que a sucessão de gentes estabelecesse uma ampla formação de

Relacionados

  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas
  • Ciencias socias resenha
    160807 palavras | 644 páginas
  • A experiência do corpo de assessoria jurídica estudantil - coraje - enquanto núcleo de assessoria jurídicapopular e sua trajetória para a construção de um contexto inédito viável.
    50413 palavras | 202 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas