AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adalut Maria Lotério
Profª.Ana Paula Pamplona da Silva Müller
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVICurso/Complementação em Pedagogia para Concluintes da Habilitação anos iniciais do Ensino Fundamental (PEC-301) Pedagogia da Educação Infantil.
08/04/2009



RESUMO
O conteúdo deste aborda concepções teóricas que fundamentam a Educação Infantil, de sentido e relevância a prática da ação docente, junto às suas atribuições em comprometimento à promoçãoda formação adequada, prazerosa e qualitativa à criança em uma cultura lúdica de ensino, bem como, a busca de parcerias entre família, escola e sociedade como forma de auxilio neste processo lúdico educacional, riquíssimo, contextualizado e interdisciplinar de ensino, que considere e compreenda a criança a viver sua infância por excelência.
Palavras-chave: Educação Infantil; Desenvolvimento;Aprendizagem.

1 – INTRODUÇÃO
Compreende-se a Educação como prática essencialmente humana que aprofunda e amplia a existência e conhecimentos dos seres humanos, permitindo distingui-lo, enquanto ser social, histórico e cultural.
Nesse sentido, o desenvolvimento da Educação Infantil está ligado ao desenvolvimento da infância, que é constituída pelos mecanismos naturais vitais da existência humanainfantil; de curiosidade, imaginação, percepção, imitação, diversão, emoção, afetividade, argumentação, inquietação, hiperatividade entre outros inerentes a infância, em uma abordagem prática didática em seu livre acontecer em ambientes de aprendizagens que dê significados e amplie suas experiências de vida de criança.

2- A CRIANÇA E SEU PROCESSO DE LETRAMENTO MUNDO

Ao ingressarna escola, para a criança, espera-se que desenvolvam suas habilidades para a leitura e a escrita, mas que não se restrinja somente a estas, pois em seu mundo infantil, onde a infância deva ser por excelência vivida intensamente, os afazeres e pensares educacionais dever ser planejados a norteados por meio de teorias que fundamente e dê sentido a Educação Infantil, que ministre em uma práticadidática, de interesse e estímulo à criança, voltada a sua infância, ha orientar em uma concepção cultural lúdica de ensino, através de jogos, brincadeiras e diversões orientadas e diversificadas que desenvolva na criança sua imaginação, criatividade, psicomotricidade, percepção, linguagem oral, escrita, plástica, matemática e expressão musical, no desenvolver de suas aptidões cognitivas, intelectuais,emocionais, afetivas, integração social entre outras de caráter formativo à vida. A este sentido, SANTOS (1996, p.9) “o lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão inseridos os jogos, brinquedos e divertimentos.”.

Contudo, esta metodologia de ensino lúdico, deva vir a respeitar a fase de vida da criança, bem como o seu nível de escolarização e principalmente estejaarticulada a realidade vivida pela mesma, pela valorização do conhecimento prévio, suas experiências, seus conceitos, ou seja, seu letramento mundo sobre tudo o que a cerca, para que possa compreendê-la melhor e, conhecendo-lhes as suas características, atuar com mais propriedade junto às crianças, a elevar e ampliar seus conhecimentos. A este sentido KRAMER, (1986 apud ALMEIDA, 1994, p.3), confereque:

(...) a pré-escola tem o papel social de valorizar os conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição de novos conhecimentos. A pré-escola com função pedagógica é aquela que tem consciência de seu papel social, busca trabalhar a realidade sócio-cultural da criança, seus interesses e necessidades que manifesta naquela etapa da vida.


Nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria e a pratica na educação infantil
  • Teoria e pratica na educação infantil
  • Educação infantil: teorias e práticas pedagógicas
  • Formaçãode professores: teoria e prática docente na educação infantil
  • TCC A Teoria Construtivista na prática da Educação Infantil
  • A discrepância entre a teoria e a realidade das práticas dos professores de educação infantil
  • A relação entre teoria e prática pedagógica na educação infantil e fundamental
  • Teoria e prática na educação infantil: a importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!