As teorias marxistas

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Karl Marx e suas teorias

Alunas:
* Bianca Campos
* Karine Lima
* Naiara Cunha
Ano: 1 EM
Matéria: Sociologia

Introdução
Karl Marx foi um filosofo alemão. Estudou direito,história, filosofia, arte e literatura. Vai para Berlim, e lá se alinha com os "hegelianos de esquerda", que analisavam questões sociais e as possíveis transformações da burguesia. Marx foi um dos seguidoresde Hegel. Tornou-se amigo de Engels, que contribuiu para algumas de suas obras. Sua obra mais importante é o Capital, onde a “mercadoria” é a categoria principal na análise marxiana, a partir da qualse articulam os demais conceitos.
Embora praticamente ignorado pelos estudiosos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história.

Teorias
De acordo com Marx, paraentender a vida social contemporânea é preciso entender a luta de classes, que se desenvolve quando homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades “oriundas do estômago ou da fantasia”.
Suateoria está voltada para classes sócias e os indivíduos. Segundo ele, os seres humanos constroem sua vida, mas não da maneira que querem, pois existem condições anteriores que ocorrem na moda daconstrução. Existem fatores que levam os grupos ou as classes para certos caminhos, mas todos têm a capacidade de reagir a e até mesmo de transformar.
O lucro não é obtido por meio da troca de mercadorias,que por sua vez, são trocadas por um valor. Ele é a quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. O trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, tratado comomercadoria, e submetido às leis do mercado, como concorrência e baixos salários. Marx chamou de Mais-Valia o grau de exploração do trabalho. Os empregadores tendem a aumentar a mais-valia, acumulando riquezas.Trabalhadores geralmente não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário pra sua sobrevivência.
Apesar de receber um salário, o trabalhador acaba por criar um valor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Marxista
  • Teoria marxista
  • Teorias Marxistas
  • teoria marxista
  • teoria marxista
  • teoria marxista
  • Teoria marxista
  • teoria marxista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!