As Teorias educacionais e as didáticas na modernidade e pós-modernidade

Páginas: 10 (2373 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

GHIRALDELLI JR. Paulo. As Teorias educacionais e as didáticas na modernidade e pós-modernidade. IN: Didática e teorias educacionais. Editora LTDA, São Paulo, 2005. 

No contexto das teorias educacionais e as didáticas na modernidade e pós-modernidade, Paulo Ghiraldelli Júnior faz uma análise acerca das teorias educacionais de J.F. Herbart, John Dewey e Paulo Freire e suas posturaspós-narrativas.
Inicialmente o autor apresenta um quadro resumo com as teorias educacionais do norte americano John Dewey e o brasileiro Paulo Freire, onde classifica Dewey como o mais influente teórico da educação do século XX, por transitar entre valores humanistas princípios da sociedade, do trabalho e por criticar o industrialismo norte americano.
A sua escolha pelo brasileiro Paulo Freire consistiupor substituir John Dewey, no final do século XX e por pertencer à diretrizes da sociedade do trabalho e por critica-la, por outro lado Freire pertencia ao movimento humanista, composição constante em seus discursos, onde esclarece tais escolhas e esses teóricos da educação (Dewey e Freire), ajudam a estabelecer uma postura pedagógica de professores envolvidos com o clima pós-moderno.
GhiraldelliJúnior faz uma abordagem das teorias educacionais humanistas em seus procedimentos didáticos e o modelo de teoria educacional, sob a influência dos valores da sociedade do trabalho de acordo com Dewey e Freire. Em seguida apresenta as características do processo de ensino para Herbart, no qual a moralidade deveria ser o objetivo do ensino “liberdade, perfeição, boa vontade, direito eretribuição”, tornaria o homem um ser autodeterminado, onde o interesse seria uma tendência íntima e as ideias estariam presentes através da maior frequência e associação.
Herbart não diferenciou instrução e educação, sua doutrina era da “instrução educativa”, somente ela tornaria um homem com boa conduta.
Assim Herbart fixou seus procedimentos didáticos em cinco passos: preparação, apresentação, associação,generalização e aplicação. O ponto central da teoria educacional de Herbart era a doutrina do interesse.
Nessa perspectiva o autor traça um paralelo entre as teorias educacionais de Herbart e John Dewey apresentando outra estrutura didática de acordo com o pensamento de Dewey, apontando os seguintes passos: Atividade e pesquisa, Escolha ou formulação de problemas, Arrolamento de dados,Construção de hipóteses e Avaliação de hipóteses ou experimentação. Para Dewey, ensino aprendizagem o oposto de Herbart, na medida em que os interesses não apareceriam se não houvesse uma dificuldade, um problema, uma necessidade. Contudo Herbart Dewey derivaram suas didáticas a partir de suas teorias a respeito do funcionamento psicológico, ambos viram as crianças como seres que pesquisam e assim aprendem.Por outro lado Dewey valorizou o industrialismo, viu a educação como um “processo de reconstrução da experiência, dando-lhe um valor mais socializado por meio do aumento das capacidades individuais” (pág. 46).
Para Dewey um bom ser humano é aquele capaz de resolver problemas, ser ativo, transformador, um ser produtivo e integrado na sociedade. O filósofo citado, chama a atenção para “ aprender”como um “procedimento científico”, para a resolução dos problemas faz-se necessário “ aprender a aprender”, e assim se sentir preparado para qualquer eventualidade da vida moderna.
Nesse contexto é importante ressaltar que Dewey não foi um filósofo da sociedade do trabalho, mas sim da democracia, para ele, sem democracia não haveria educação, sendo esta o processo de crescimento para obtenção depossibilidades de novas experiências.
Democrata convicto, Dewey (2005), subscreve uma concepção maximalista de democracia, defendendo que esta é mais do que uma forma de governo ou de governança, é acima de tudo, uma forma de vida associativa de uma experiência humana construída em conjunto. (pág. 35).
Nesse âmbito, o autor considera que o respeito pela liberdade individual e para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- Modernidade, Modernidade e Pós- Modernidade
  • Modernidade e Pós Modernidade
  • Transição da Modernidade para Pós Modernidade
  • Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • IMPRIMIR Modernidade E Pos Modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!