AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: DO EVOLUCIONISMO À GLOBALIZAÇÃO

Páginas: 17 (4115 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




OS ECOSSISTEMAS


(Biologia)












Os ecossistemas terrestres


Ecossistema é um conceito criado em 1935 pelo ecólogo Arhtur Tansley para se referir às comunidades de seres vivos e aos locais onde eles vivem, compreendendo assim todas as relações de um com o outro. Como o nome sugere, denomina-se ecossistema terrestre aquele localizado sobre aterra, enquanto os encontrados na água são considerados ecossistemas aquáticos.
O estudo dessas comunidades observa atentamente os fatores que compõem cada local (fatores abióticos, seres autótrofos, heterotróficos e decompositores). Por isso, o conhecimento obtido é importante para garantir que seja mantido o equilíbrio e que haja, consequentemente, a manutenção da vida e da biodiversidade da Terra.Os Principais Ecossistemas Terrestres:
Ecossistema é o conjunto de indivíduos se relacionando com os componentes abióticos de um determinado meio.
Os componentes abióticos podem ser: Luz, Temperatura, Pressão, Gazes e etc.
Existe grande diversidade de ecossistemas que, basicamente, podem ser divididos em dois grupos: terrestres e aquáticos. E Subdivididos em: marinhos e de água doce.
Osprincipais ecossistemas terrestres são
Florestas
As florestas podem ser tropicais, temperadas ou coníferas, e são caracterizadas por espaços amplamente cobertos por vegetação e, em especial, por grandes árvores. Atualmente, a preservação desses locais e da imensa fauna que eles abrigam consiste na luta contra o desmatamento e extinção de espécies inteiras.

Savanas
As savanas, porsua vez, encontram-se em áreas tropicais que alternam períodos chuvosos e de seca. Nos dias atuais, o maior obstáculo para manutenção desses locais é o crescimento de populações humanas em regiões vizinhas, que invadem o espaço antes habitado por grandes animais, como leões, zebras, elefantes e girafas.



Estepes(Pradarias)
Os estepes, também chamados de pradarias, são compostos porvegetações herbáceas e sem árvores, em locais de clima temperado. Os animais típicos são o bisão, a raposa, lebres e cabras, entre outros. Para preservar estas áreas, tenta-se impedir as monoculturas, a agropecuária e a incidência de incêndios criminosos.

Desertos
Já os desertos são grandes espaços cobertos por areia, onde a vegetação que existia anteriormente foi retirada ou queimada, causando aerosão do solo. Trata-se de um ecossistema peculiar, com aranhas, lagartos e animais que se alimentam de cactos. Ambientalistas lutam para que outros locais ricos em espécies não se transformem em desertos por causa da ação do homem.














Floresta Pluvial Tropical



Os bioma denominado floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical

Há florestastropicais no norte da América do Sul,América Central,África,Austrália e no sul Ásia.
É o bioma mais rico, onde o crescimento não é limitado, em qualquer parte do ano, por falta de água ou por temperaturas extremas (as temperaturas ficam em médias elevadas, entre 21 e 32 ºC).
Flora
As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”,sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem. Geralmente as folhas são amplas, largas e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira,facilitando o fluxo de água.



As raízes são superficiais e os troncos costumam ser largos perto da base, de modo que fornecem fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós e epífitas. As epífitas podem obter água e minerais diretamente do ar úmido da folhagem. Muitas possuem as folhas em forma de taça que capturam a umidade e restos orgânicos, algumas possuem raízes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO Do evolucionismo a globalizaçao
  • As teorias do desenvolvimento: do evolucionismo à globalização
  • Teoria de desenvolvimento: do evolucionismo á hermeneutica
  • As teorias do desenvolvimento: do evolucionismo a hermeneutica
  • Do Evolucionismo a Globalização
  • Teoria do Evolucionismo
  • Teoria do evolucionismo
  • Globalização e Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!