As teorias de enfermagem

Páginas: 21 (5177 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightigale
As teorias da administração e aenfermagem
Teorias da Enfermagem

A enfermagem, como qualquer atividade humana, possui um conjunto de idéias e modos de atuar que constitui o conhecimento, o saber em que se baseia sua prestação de serviços a sociedade (Souza, 1988). 

Durante muitos anos, a enfermagem teve uma orientação dirigida para enfrentar circunstâncias imediatas, de modo espontâneo, intuitivo e tradicional. (Gomes, 2004) Apartir daí a enfermagem passa a investir tempo e esforços consideráveis no desenvolvimento de teorias, modelos e marcos conceituais visando direcionar a prática profissional e estabelecer as bases de seu conhecimento. 

As teorias servem de referencial para a análise da prática de enfermagem. As teóricas explicam, cada uma a seu modo, a prática de enfermagem, por meio de conceitos que expressam odesenvolvimento de ações por meio das quais ficam explicitadas suas visões do mundo profissional. (Gomes,2004)

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ENFERMAGEM

O desenvolvimento da teoria da enfermagem proporcionou direção para a educação e a pesquisa.
A introdução das teorias da enfermagem historicamente teve seu inicio com Florence Nightingale(1860), que em Notas para a enfermagem ela foi apioneira a discutir um referencial para as práticas de enfermagem.

Florence conceituou o papel da enfermagem como a manipuladora do ambiente para facilitar, encorajar o processo de recuperação, proporcionando ventilação, calor, luz, alimentação, limpeza e controle de ruídos.

Seu referencial para a enfermagem pode ser visto nos dias atuais na prática de enfermagem em termos da monitorização doestado nutricional do cliente e das precauções padrões subseqüentes.
Os enfermeiros desenvolveram varias teorias que proporcionam diferentes explanações para a disciplina enfermagem. 

Todas as teorias compartilham quatro conceitos centrais: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.

Pessoa - refere-se a todos os seres humanos. As pessoas são receptoras no cuidados de enfermagem, elas incluemindivíduos, família, comunidade e grupo. 

Ambiente – incluem fatores que afetam indivíduos interna e externamente. Significa principalmente o cenário onde os cuidados de saúde são prestados.

Saúde – geralmente refere-se ao estado de bem estar da pessoa.

Enfermagem – é conceito central para todas as teorias de enfermagem. As definições de enfermagem descrevem o que a enfermagem é o que osenfermeiros fazem e como os mesmos interagem com os clientes.

PRINCIPAIS TEORIAS

Ano 1860 TEORIA O QUE É O QUE NÃO.
Teórica Florence Nightingale . Notas sobre enfermagem

Propósito: Ajudar as pessoas responsáveis pelo cuidado do cliente a “ pensar como a enfermeira” a teoria aborda as necessidades fundamentais do doente o principio básico do bom cuidado de saúde.

Tópicos dos componentes:Pessoa – um indíviduo com processos reparativos vitais para lidar com a doença. 

Ambiente – condição externa que afetam a vida e desenvolvimento do individuo. O foco é na ventilação, luz, aquecimento e nos odores.

Saúde – o foco é no processo reparativos da saúde

Enfermagem – a meta é posicionar o paciente na melhor condição para um bom cuidado de saúde.

1952 TEORIAS INTERPESSOAIS EMENFERMAGEM.
Teórica: Hildegard. E. Peplau 


Propósito: desenvolver uma interação interpessoal entre o cliente e a enfermagem.

Tópicos dos componentes:

Pessoa: um organismo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades.

Ambiente: implicitamente definido; o processo interpessoal está sempre incluído, e o meio psicodinâmico recebe atenção, com ênfase na cultura e nos hábitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • Teoria de enfermagem
  • Teoria de enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • TEORIAS DE ENFERMAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!