As tendencias de moradia no século xxi

Páginas: 13 (3074 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
ENGENHARIA CIVIL: AS TENDÊNCIAS DE MORADIAS COM O PERFIL DA FAMÍLIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI
Taynan José da Cunha
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Engenharia Civil – Metodologia Científica
21/06/2012

RESUMO

A cada dia que passa acompanhamos as mudanças de hábitos da sociedade e o impacto que isso causa na construção. Por isso este artigo tem como objetivo entender como asmoradias adaptaram-se ao longo do tempo à urbanização. Para melhor entender as mudanças da moradia foi procurado caracterizar distintamente as famílias coloniais e as famílias do século XXI, a fim de mostrar as mudanças que houve assim como também o que provocou esta mudança. Onde as famílias antes enormes, que moravam em grandes casarões, hoje estão cada vez menores devido à modernidade, onde otrabalho passa a ocupar grande parte do tempo das pessoas e as propagandas induzem as pessoas às compras e também trazem as mais variadas opções de lazer, fazendo com que as mesmas passem pouco tempo em casa. E as moradias são caracterizadas em períodos distintos, desde os grandes casarões aos apartamentos de hoje, pois consequentemente à mudança de hábitos das famílias, a moradia veio se adaptando pormeio de tecnologias a este novo padrão de família, ficando menor, compacta; sendo a mais nova tendência de moradia, não deixando de ser eficiente e agradável para a sua melhor habitação.
Palavras-chave: Moradia. Família. Urbanização. Tempo. Compacta.

1 INTRODUÇÃO

Moradia é algo essencial na vida das pessoas, pois é o local de aconchego, descanso, reuniões de família entre várias funçõesque ela possui, está sempre em mudança, para melhor atender as necessidades da evolução humana.
O estilo de vida das famílias que habitavam essas casas no Brasil colonial era um tanto restrito devido às residências serem no campo, possuíam escravos que faziam todos os serviços da casa. Com o início da imigração estrangeira e do comércio ferroviário começou a surgir o meio urbano e assim astecnologias e as indústrias começaram a chegar a estes centros, trazendo organização e saneamento, estes que já se caracterizavam um pouco nas residências rurais, o que provocou a mudança de pensamento sobre moradia.
Nos dias atuais o trabalho é a principal meta para adquirir as coisas, pelo motivo de ser uma sociedade capitalista, ocupando grande parte de nosso tempo.
Com isso as famílias trabalham odia todo e procuram a moradia para o descanso durante a semana. Nos finais de semana acontece quase a mesma coisa, pois as pessoas procuram algo para horas de lazer e relaxamento.
Fazendo então que as casas fiquem cada vez menores, por ser um lugar destinado ao descanso com pouca circulação.
O presente artigo irá caracterizar como eram as moradias nos séculos XVIII, XIX e XX, identificando oestilo de vida das famílias que habitavam essas casas, comparando com as construções atuais, descrevendo o perfil das famílias do século XXI, as mudanças que ocorreram e o que permaneceu das antigas moradias.

2 FAMÍLIAS DO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO

As famílias do Brasil colonial tinham um estilo de vida tranquilo, por suas residências se localizarem no campo. Uma sociedade patriarcal ondeexiste o dono do engenho, chefe de família, e na maioria das vezes até ícone politico de sua região, sobretudo o dono de escravos. Em seu artigo Bruno L. de Azevedo comenta sobre a família colonial: “A família é a mola mestra na política escravista, também a social nas relações dos indivíduos e econômica na utilização do escravo. Conclui-se que a família é o espelho da colonização brasileira.”(AZEVEDO, 2010).
Uma dominância passada de pai para filhos, visto que na época era normal encontrar grandes famílias, com às vezes ate dez integrantes por família. O papel do pai era de cuidar dos negócios e interesses da família, a mãe dedicava-se à organização da casa e cuidar dos filhos.
Todos costumes e conceitos da época foram herdados dos portugueses devido Portugal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências para a logística no século xxi
  • Tendencias da armazenagem no século XXI
  • A Teoria e as Tendências da Administração no Século XXI
  • Tendencias da engenharia de produção no seculo XXI
  • Novas tendencias do sindicalismo para o seculo xxi
  • As novas tendências do sindicalismo para o século XXI
  • Nem casa, nem rua: Uma análise estrutural de moradias alternativas para jovens do século XXI.
  • Movimento de reconceituação do serviço social: tendências, rupturas e reflexos no século xxi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!