As técnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações

Páginas: 19 (4533 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Sumário
Objetivo 3
Introdução 4
Criptografia (Conceitos Gerais) 6
Técnicas Criptográficas Mais Utilizadas e Conhecidas 9
Técnicas Clássicas 9
Cifra Atbash 9
Cifra de César 9
Análise de Frequência 9
Cifra de Vigenère 9
Cifra Playfair 10
Técnicas Mais Utilizadas de Criptografia Simétrica 10
DES (Data Encryption Standard) 10
IDEA (International Data Encryption Algorithm) 10RC (Ron’s Code ou Rivest Cipher) 11
Técnicas Mais Utilizadas de Criptografia Assimétrica 11
RSA (Rivest, Shamir and Adleman) 11
ElGamal 11
Criptografia em Redes Sem Fio 12
WEP (Wired Equivalent Privacy) 12
WPA E WPA2 (WI-FI Protected Access) 12
Assinatura Digital 12
Criptografia Quântica 13
Cifra Playfair 14
Estruturação, Conceitos e Fundamentação 14
Preparando o Textopara Cifragem 14
O Alfabeto Cifrante 15
Regras Cifrantes 16
Playfair na Prática 17
Benefícios 18
Aplicações 18
Comparações 18
Vulnerabilidades e Falhas 19
Melhorias Propostas 19
Bibliografia 20



Objetivo

Apresentar os conceitos de Criptografia, as principais Técnicas Criptográficas, usos e aplicações, abordando também a Cifra escolhida pelo grupo, demonstrando seusfundamentos, benefícios e falhas.

Introdução

Com origem nas palavras gregas “kryptós”(oculto) e “gráphein”(escrita), a Criptografia tem como principal objetivo aumentar drasticamente a segurança de informação, escondendo mensagens dentro de outros meios ou mensagens. Apesar de o termo parecer relativamente novo e moderno, a Criptografia é uma técnica bastante antiga, tendo seu primeiro usodocumentado em torno de 1900 a.C., no Egito, quando um escriba utilizou hieróglifos fora do padrão em uma de suas inscrições.
A Criptografia começou a ser utilizada principalmente em guerras, onde os comandantes e generais precisavam transmitir informações para seus vários acampamentos e evitar que, caso a mensagem fosse interceptada, o seu inimigo conseguisse descobrir o que estava escrito.
Com opassar do tempo, surgiram muitas cifras, que aos poucos foram se tornando obsoletas, pois suas chaves acabavam sendo descobertas, forçando o desenvolvimento de novas técnicas.
Com o surgimento da internet, o envio e recebimento de informações se tornou muito mais rápido, prático e inseguro, já que qualquer um pode ter acesso a qualquer informação, apesar dos bloqueios. Por isso, a Criptografia setornou uma ferramenta fundamental para que a mensagem possa ser decifrada somente pelo seu emissor e pelo seu receptor.
Existem brechas na maior parte dos cripto-sistemas mais populares. Tais sistemas só continuam em vigos porque os usuários frequentemente não conhecem uma técnica melhor. Um amador não tem a menor idéia do que um criptoanalista experiente é capaz. Sistemas primários de proteção,tais como as passwords de processadores de texto, compactadores e outros "brinquedos", já foram estourados há muito tempo e hoje em dia já existem várias empresas prestando serviços de "cracking" dessas senhas quase que ridículas aos olhos dos especialistas no ramo.
O poder da criptografia é definido pela quantidade de recursos necessários para, a partir de um texto criptografado, se obter o textooriginal.
Nesse trabalho iremos abordar os conceitos gerais de criptografia, falaremos sobre as técnicas mais utilizadas e conhecidas, sobre o que está sendo desenvolvido para o futuro da criptografia, além de entrarmos em maiores detalhes sobre a Cifra Playfair, desenvolvida por Charles Wheatstonte, comentando a sua história, demonstrando seus conceitos, regras, benefícios e falhas.Criptografia (Conceitos Gerais)

Como já sabemos, a Criptografia tem como objetivo esconder mensagens dentro de outros meios ou mensagens. Uma mensagem criptografada somente poderá ser decodificada por quem conhecer sua Cifra ou Algoritmo de Encriptação, também conhecidos como chave. A mensagem inicial fica totalmente ilegível após a encriptação.

Os primeiros métodos utilizados usavam um algoritmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As técnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • As técnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • Tecnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações.
  • Técnicas Criptográficas
  • Técnicas criptográficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!