As superbacérias

553 palavras 3 páginas
As Superbactérias ou bactérias super-resistentes são bactérias causadoras de doenças (patogênicas) resistentes a muitos antibióticos, principalmente aos mais tradicionais, pois elas conseguiram se “adaptar” a esses antibióticos.

As superbactérias são bactérias causadoras de doenças muito graves, doenças (patogênicas) resistentes a muitos antibióticos, as superbactérias tem a facilidade de se adaptar a esses antibióticos. O local onde essas bactérias costumam se proliferar são em centros cirúrgicos porque são locais mais comuns onde elas podem se desenvolver. Os indivíduos mais comuns de serem infectados digamos assim, são crianças e idosos, pois eles tem um organismos mais frágil, estas superbactérias as vezes levam o individuo À morte Porque elas costumam se reproduzir rapidamente, prejudicando o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo.

A maior parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso acontece, pois às vezes muitas pessoas interrompem o tratamento antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas totalmente e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).
As superbactérias costumam atacar os hospitais, principalmente os centros cirúrgicos, porque são os locais mais comuns onde estas superbactérias se desenvolvem. Isso ocorre em função de uma conjugação de fatores. Os pacientes costumam estar com o organismo debilitado, pois estão doentes ou passaram por cirurgia. Caso o processo cirúrgico não siga com rigor os procedimentos de higienização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos ou até mesmo os cirurgiões ou integrantes de sua equipe estejam com as mãos contaminadas, pode haver a entrada e rápido desenvolvimento destas superbactérias nos pacientes. O contágio é feito através do contato com secreções de um paciente

Relacionados