As Sociedades do Antigo Regime

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A espantosa sucessão de fatos que marcaram a Europa no fim do período medieval e que ficou conhecido como a grande crise do século XIV teve como um de seus resultados a formação dos EstadosNacionais no fim do século XV e início do século XVI.

No entanto o Estado nascente não perdera de uma só vez o ranso das relações feudais. Diferentemente que Marx e Engels defenderam em suas análisessobre a época em questão, não houve equilíbrio entre burguesia e nobreza como defende o auto Perry Anderson. O fim da servidão no campo não significou o fim das relações feudais já que o produto emespécie foi substituído enda em dinheiro mas as formas de apropriação da terra e de exploração do trabalho continuaram as mesmas.

Outro erro constante é dizer que o nascente Estado moderno era uminstrumento de dominação burguesa. Muito ao contrário, devido às enormes alterações na configuração das relações de poder que vieram como resultado da crise do século XIV, a centralização do poder nasmãos do rei foi uma forma que a nobreza encontrou para continuar como classe dominante. O rei fazia parte da aristocracia feudal e legislar contra ela seria legislar contra sua própria classe. Assimsendo o Estado Absolutista nada mais é que um aparelho para reafirmar a exploração dos plebeus, que estão na base da pirâmide social, pela nobreza. Se os nobres perdem em poder político devido acentralização do poder nas mãos do rei, ganham em poder econômico já que serão inseridos na máquina da administração do Estado. No entanto ao centralizar o poder nas mãos do rei afim de que o Estado setorne um aparelho coerçor contra a classe dominada, contraditoriamente dão força para que eles mesmos também por vezes sofram essa coerção. Weberianamente falando o Estado passa a ter o monopólio douso da força, o que faz que a passagem pra esse Estado não seja uma evolução suave e sim nas palavras de Perry Anderson “marcado por rupturas e conflitos extremamente agudos no seio da aristocracia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade antigo regime
  • A sociedade francesa no antigo regime
  • Sociedade de ordens do antigo regime
  • A sociedade francesa no antigo regime
  • O homem e a sociedade do antigo regime
  • sociedades do antigo regime
  • SOCIEDADE DE ORDENS NO ANTIGO REGIME 2
  • Antigo regime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!