As setes fases do Homem segundo Erik EriKison

878 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik Erikson.
Nascido na Alemanha em 1902 e faleceu aos 92 anos de idade nos Estados
Unidos. É considerado o primeiro psicanalista infantil americano. Tornou-se psicanalista após trabalhar com Anna Freud, porém, em seus estudos, não focou no id e nas motivações conscientes como os demais psicanalistas, mas nas crises do ego no problema da identidade.
Segundo Erikson a energia que orienta o desenvolvimento não é psicosexual mas psicosocial este defende uma perspectiva psicodinamica que valoriza a interação entre o meio social e a personalidade.
Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde que o homem nasce até ao final da sua vida , através de oito estagios psicosociais.

Caracteristicas dos estagios
Como os estágios seguem uma ordem,nenhum destes é utrapassado pois o está estádio seguinte supera qualidadivamente o anterior,no sentido de uma melhor aptação ao meio.Cada estágio é atravessado por uma crise psicossosial entre umas vertente poisitiva e outra negativa,sendo as duas vertentes necessarias. É essencial sobrepor a vertente positiva. A vertente negativa é necessário para o desenvolvimento,pois a forma que cada pessoa enfrenta cada crise,ajuda o que esta recarregue forças e consiga ultrapassar adversidades no estágio seguinte .

Estagios
Pequena infâcia (1°idade:0 aos 18 messes)


confiança VS. desconfiança

Este estagio é marcado pela relação que o bebê estabelece com a mãe.Se a relação é compensadora, a criança sente se segura. A crise deste estagio ocorrem entre o bebê e a mãe.

Vertente positiva-sentimento de confiança aos outros e ao meio
Vertente negativa-suspeita, medo e insegurança relativamente aos outros e ao meio. Primeira infância (2ºidade:18 meses aos 3 anos)
• autonomia VS. duvida e vergonha
Neste estágio, a criança esta apta a explorar activamente o meio que arrodeia . Se for encorajada, desenvolve autonomia e

Relacionados