As sete igrejas do apocelipse

1554 palavras 7 páginas
AS SETE IGREJAS DO APOCASLIPSE

1ª Carta à igreja em Éfeso
1 – A cidade
Era a maior, mais rica e mais importante cidade da Ásia Menor. Ela era chamada “a feira das vaidades” do mundo antigo. Um escritor romano a chamou: “a luz da Ásia”. A cidade tinha uma população estimada em mais de duzentas mil pessoas.
Tinham um teatro que podia oferecer assento para cerca de vinte e quatro mil pessoas. Em Éfeso ficava o mais importante porto da Ásia Menor. Ignácio rebatizou Éfeso como “ a porta dos mártires” era o centro culto a Diana, cujo templo jônico era umas das sete maravilhas do mundo antigo. Era uma cidade mística, cheia de superstição e também um dos centros do culto ao imperador. Na cidade imperava o misticismo, a idolatria, a imoralidade e a perseguição.
2 – A característica de Cristo
Jesus envia sua mensagem ao anjo da igreja. É que “anjo” aqui deve ser entendido como o pastor da igreja. Jesus apresenta-se como aquele que está presente e em ação no meio da sua igreja. A presença manifesta do Cristo vivo no meio da igreja é a sua maior necessidade. Temos a idéia de Cristo no céu, no trono, reinando à destra do Pai.
O noivo não só está presente, Ele está também segurando Sua igreja em Sua onipotentes mãos. Ele é o Cristo de toda a igreja
3 – Louvor às boas obras
Era uma igreja fiel na doutrina – cercada por perseguição e mesmo atacada por constantes heresias, essa igreja permaneceu firme na Palavra, contra todas as ondas e novidades que surgiam.
A igreja de Éfeso era envolvida com a obra de Deus – ela não era apenas teórica, ela agia. Havia labor intenso.
A igreja era perseverante nas tribulações – ser crente em Éfeso não era popular. Muitos crentes estavam sendo perseguidos e até mortos por não se dobrarem diante de César.
4 – Censura pelas suas faltas
A ortodoxia da igreja estava desconectada da prática da piedade e do exercício do amor.
Era um fracasso que atacara sua vida cristã pelas bases. O Senhor tinha ensinado que o amor mútuo devia ser a

Relacionados