As sehoritas de Advigon

497 palavras 2 páginas
Introdução

As senhoritas de Avignon foi a primeira obra moderna que iria quebrar os padrões da época. Picasso foi um homem muito apaixonado pelas mulheres, de tal modo que elas sempre foram representadas em seu trabalho. Ao surgir com as Senhoritas de Avignon ele as representou de um modo jamais visto. O nu escancarado de forma vulgar, o rosto deformado das mulheres e as formas geométricas inseridas no plano, traziam traços do que ficou conhecido como sendo a fase cubista. No Cubismo o objeto pode ser observado de diferentes pontos de vista, eliminando a perspectiva convencional e com as linhas de contorno. Podemos perceber na obra de Picasso que a arte passou a descontruir um modelo padrão.

´´LES DEMOISELLES D’AVIGNON foi a primeira invenção moderna que abriu caminho para transgredir convenções e tradições visuais naturalistas do ocidente. Picasso subverteu por completo as regras de representar a figura humana e os objetos, desconstruiu o corpo e a separação entre figura e fundo, a anatomia foi subordinada à geometria e a luminosidade sem compromissos com a natureza, totalmente livre. A figura humana, que era para Rafael, principal elemento da representação, passou a ser um objeto a mais na paisagem, sem expressividade. A arte deixou de ser cópia ou ilustração do que é entendido como real. O que importava era o espaço construído com um olhar inquieto que pretendia desnudar as aparências para expor suas estruturas internas´´ LES DEMOISELLES D’AVIGNON Por Almandrade

Para fazer sua obra podemos perceber clara influência da cultura Africana e de Cézanne. O rostos deformados das mulheres, lembram as máscaras africanas, ‘’ rostos para abolir de vez os últimos resíduos da representação renascentista’’. A pintura apresenta 5 mulheres representadas de forma geométrica com corpos desproporcionais e fragmentados, que se inspiram nas "Banhistas" de Cézanne.

‘’ Uma pintura simultânea, com

Relacionados