As revoluções russas

Páginas: 10 (2424 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
As Revoluções Russas

Para compreendermos o processo sócio-político que desembocou nos movimentos revolucionários de 1917 é necessário analisar a conjuntura do período, percebendo os fatores constituintes de uma realidade que influenciou todo o debate político que se desenvolveu ao longo do século XX.
O império russo, nos anos iniciais do século XX, ainda encontrava-se submetido à autoridadepolítica de uma dinastia tricentenária: os Romanov. Ainda estruturado nos pilares das concepções absolutistas do Antigo Regime, o poder tzarista apoiava-se na base rural da sociedade, base esta constituída pelo poder dos grandes latifundiários e pela submissão camponesa aos poderes políticos e econômicos de tais elites.
Baixos níveis de produtividade, altas taxas de exploração, miséria e fomesperiódicas: a realidade do Antigo Regime sobrevivendo à modernidade das transformações efetivadas pelo capitalismo. Além desses aspectos, é necessário considerar os valores religiosos que contribuíam para a cristalização de uma ordem sócio-política muito próxima ao feudalismo.
A figura do tzar, além de ser considerada como um representante de Deus na Terra, era venerada pelos camponeses como ochefe supremo e todo-poderoso do país, a quem se devia cega obediência, a quem se devia filial reverência.
Desde finais do século XIX, a Rússia havia se tornado um império multiétnico e multilingüístico, graças à expansão política e militar suscitada pelo próprio regime em direção tanto ao ocidente como ao oriente. Ao ocidente, capturou-se territórios poloneses e bálticos. Logo após, a Finlândiatambém foi anexada. Ao oriente, capturou-se as vastidões territoriais da Sibéria e do Cáucaso. Além destes territórios, as forças armadas russas rumaram em direção à China, arrendando a utilização de um porto comercial denominado Port Arthur.
Da mesma forma que nos aspectos político-militares, o regime russo suscitou um movimento profundamente subversivo: a modernização industrial, de tipocapitalista. A monarquia russa, em virtude das campanhas desastrosas na Guerra da Criméia (1853-1856), despertou para o fato de que era necessário adaptar-se ao contexto produtivo do período, para não ver pulverizada a ordem social e política estabelecida ao longo dos tempos.
Num primeiro momento, aboliu-se a servidão em 1861, introduzindo-se logo após reformas em múltiplas áreas como: forçasarmadas, justiça, administração central, etc.
Num segundo momento, apelou-se para a construção de pólos industriais ligados à metalurgia, à siderurgia, e à exploração do petróleo e do carvão. Essas medidas renderam à médio prazo, entre 1888 e 1913, um crescimento anual de 5% dos rendimentos totais do Estado. Como conseqüência imediata, ampliou-se o número de ferrovias e de frotas mercantes, tudo istosubmetido às iniciativas individuais controladas pelo governo tzarista.
Contudo, mesmo diante de iniciativas de reformas econômicas e sociais, a sociedade russa encontrava-se desgastada pela realidade de um país atrasado em questões de produção agrícola e preso a condições de trabalho condizentes com períodos anteriores à primeira revolução industrial. As desigualdades, ao tornarem-se cada vezmais gritantes, estimulavam o surgimento de organizações operárias e camponesas que visavam, no geral, melhorias nas condições de trabalho e vida destes.

Os ideais revolucionários

Dentro do quadro de reivindicações exigido pelos trabalhadores russos, podemos identificar, de um lado, as propostas de um socialismo rural, defensor da nacionalização e distribuição eqüitativa da terra, sobcontrole dos camponeses. A idéia básica era fazer com que a comuna rural, instituição ancestral e igualitarista, se constituísse como o organismo base de uma sociedade revolucionada.
Esta vertente subdividiu-se entre outros pequenos grupos, podendo ser destacado aqui os radicais ou narodniks, favoráveis a ações políticas imediatas e o grupo dos moderados, favoráveis ao desenvolvimento de um trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revoluções Russas
  • Revoluçoes Russas
  • AS REVOLUÇÕES RUSSAS E O SOCIALISMO SOVIÉTICO
  • “Interesses e desinteresses cinematográficos pelas revoluções (francesa, russa e americana)”
  • Revoluções
  • revoluções
  • revoluções
  • revoluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!