As representações de infância na década de 60 no bairro santo antônio em campina grande - pb

Páginas: 9 (2128 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
AS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NA DÉCADA DE 60 NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM CAMPINA GRANDE – PB



RESUMO

Este texto acompanha a formulação de conceitos sobre representações de infância presentes na década de 60 em Campina Grande, no bairro Santo Antônio, no qual foram estudadas as contribuições dos estudos feitos pelo historiador francês Roger Chartier, o geógrafobrasileiro Milton Santos, e a historiadora Sandra Pesavento. Com base nos significados atribuídos a infância, assuntos importantes foram destacados, entre eles, a história cultural, o estudo sobre história local, além do resgate da valorização de fatos do passado, levando em consideração as experiências do espaço vivido.




PALAVRAS-CHAVE


Representação de Infância, históriacultural, história local.




INTRODUÇÃO


Este trabalho surgiu do interesse em se pesquisar sobre as concepções de infância por parte dos moradores do bairro Santo Antônio em Campina Grande – PB. Nesse sentido, foram abordadas reflexões específicas do assunto proposto, tendo em vista questionamentos como: qual o significado de infância para os moradores do Bairro Santo Antônio e ocontexto social em que os mesmos se encontravam na década de 60; o a importância do lugar, como espaço vivido, composto por memórias e experiências singulares; e a relevância do estudo da história cultural.

Para a leitura e análise da pesquisa estudada, tomou-se como base os autores que trabalham com os conceitos de infância, história cultural e local, tais como: Chartier (1990); Santos(1997);Pesavento(2007). As estratégias metodológicas foram realizadas por meio da pesquisa de abordagem bibliográfica e qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, na qual, é feita questões abertas e fechadas, levando em consideração também, o contexto de conversa informal.

O motivo do levantamento sobre essa temática sobre as concepções de infância está baseado na compreensão de que aaprendizagem dos conhecimentos voltados a noções de espaço, lugar, de tempo, são essenciais no período da infância de qualquer indivíduo. Pois, é possível contribuir na formação de leitores e seres sociais capazes de construir sua própria história, de pensar e agir conscientemente sobre a realidade social de cada local, suas singularidades, o poder de autonomia que objetos de cada lugar possuem, emuitos outros aspectos.



CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO



O conhecimento da realidade da vida social é algo essencial para entendermos a história cultural. O escritor Roger Chartier mostra que, nos anos de 1950 e 60, os historiadores buscavam uma forma de saber determinado, apoiado sobre técnicas de investigação, de medidas estatísticas, conceitos teóricos dentre outros. Esseshistoriadores acreditavam que o saber inerente à história devia sobrepor-se à narrativa, por acharem que o mundo da narrativa era o mundo da ficção, da fábula. Contudo, a tendência hegemônica da historiografia atual propõe uma nova forma de questionar a realidade, toma como referência temas do domínio da cultura e destaca o papel das representações.

Em sua obra “A História Cultural: Entre Práticas eRepresentações” é evidenciada a importância de identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma realidade social é construída, pensada, e dada a ler.

Sabe-se que as representações de realidades sociais distintas envolvem classificações e exclusões de configurações da sociedade e configurações de conceitos sobre um tempo ou espaço. Porém, a intenção do estudo da históriacultural é a construção de um sentido, já que as representações sociais podem ser pensadas como:

“[...] esquemas intelectuais, que criam as figuras graças às quais o presente pode adquirir sentido, o outro tornar-se inteligível e o espaço ser decifrado” (CHARTIER,1990,p.17).

Sendo assim, os processos contidos na História Cultural envolvem interações construídas entre a história...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico Bairro Mansões Santo Antônio, Campinas
  • os chapeados em campina grande-pb
  • História de Campina Grande
  • A VISÃO DA SOCIEDADE DE AMIGOS DE BAIRRO DO ALTO BRANCO (SAB) CAMPINA GRANDE, PB SOBRE SAÚDE...
  • Código de Postura do Município de Campina Grande – PB
  • Índices microbiológicos dos méis comercializados em Campina Grande-PB
  • Percepção ambiental dos residentes do bairro presidente médici em campina grande-pb, no tocante à arborização...
  • Decada de 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!