As representações da cultura afro- brasileiro na práxis educativa

Páginas: 15 (3578 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
 As Representações da Cultura Afro- brasileiro na práxis educativa

INTRODUÇÃO
No que se refere às questões raciais e às questões de desigualdade a que estão submetidos pretos e pardos no Brasil, ainda é fundamental afirmarmos uma identidade negra.
Temos, assim, entre outros, o grande desafio de ter que transitar entre as capturas em torno dos espaços cristalizados e a processualidade emultiplicidade em torno das diferenças, em decorrência disto temos por finalidade, inserir práticas educativas no âmbito das diversidades e abrangências da história e cultura afro-brasileira, possibilitando essa temática em projetos educacionais no processo de formação, familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações dasociedade civil, e nas manifestações culturais.
Tudo isso é resultante de um novo cenário que se configura na sociedade do século XXI e na educação com novas perspectivas para o profissional da pedagogia que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, vivendo um momento particular de discussões sobre a globalização, o neoliberalismo, o terceiro setor, a educação on-line. Enfim,uma nova estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional 9.394/96 amplia a concepção de educação, incluindo novos agentes e espaços educativos, quando nos esclarece no seu Art. 1º que: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vidafamiliar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A educação constitui-se um dos principais ativos e mecanismos de transformação de um povo e é papel da escola, de forma democrática e comprometida com a promoção do ser humano na sua integralidade, estimular a formação devalores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias. Assim, a educação é essencial no processo de formação de qualquer sociedade e abre caminhos para a preparação da cidadania de um povo.
Entendemos que independente do pertencimento racial o processo de formação inicial e continuada de professores/as deve perceber na adoção de políticasafirmativas em curso no Brasil, que esta decorre da necessidade de diminuir, em curto prazo, as desigualdades sócio raciais históricas existentes na sociedade. Evidentemente que estas mudanças recentes nas políticas públicas brasileiras interferem nas práticas didático-pedagógicas das agências de formação de professores induzindo a necessidade de novas investigações científicas acerca da produçãoacadêmica. Para tanto, nos questionamos:
- O respeito, as diversidades étnico-racias e as influências da história e da cultura africana na composição do estrato brasileiro já foram consignados nos documentos legais, principalmente através da educação brasileira.
- Os preconceitos sociais são representações construídas ao longo da vida das pessoas, tendo sua base nos primeiros anos de estudos, éexatamente nas séries iniciais do ensino fundamental que atuam, com maior, ênfase os pedagogos.



DESENVOLVIMENTO
Relações Raciais e Escola
A sociedade brasileira presa a instituição escola como espaço específico para a formação de crianças e adolescentes com o objetivo de inseri-los no mundo do trabalho e garantir a eles a participação cidadã. Esta preocupação adquire maior ênfasequando se dá na rede pública. No entanto, nesta escola convivem ao longo dos anos alunos/alunas pertencentes a diversos grupos sócio-étnico-culturais.
A princípio, o conhecimento oferecido a eles/elas deve ser aquele acumulado pela humanidade ao longo da história, porém os currículos das escolas nacionais são em grande parte uma bricolagem dos alicerces curriculares do continente europeu....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As representações da cultura indígena, na práxis educativa
  • ÁFRICA, CULTURA AFRO-BRASILEIRO
  • praxis educativas
  • Educação, Sociedade e Práxis Educativa
  • educaçao,sociedade e praxis educativas
  • Afro brasileiro
  • AFRO-BRASILEIROS
  • Educação, Sociedade e Práxis Educativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!