As Religi Es De Matriz Africana E A Escola Apostila

8698 palavras 35 páginas
ILÈ ASÉ E NSTITUTO OROMILADE.

As religiões de matriz africana e a escola.
Guardiãs da Herança cultural, memória e tradição africana.

Yá comendadora Carmen S. Prisco

2012

RUA EROS EMILIO TUROLA, 35/45- PRAIA GRANDE/SP.

Mapa da diáspora africana.
Nossa contribuição começa quando analisamos o mapa da diáspora africana e a chegada cronológica dos escravos africanos ao Brasil.

NOSSOS ANCESTRAIS:
BANTUS, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques. A origem desse grupo estava ligada ao que hoje representa Angola, Zaire e
Moçambique (correspondestes ao centro-sul do continente africano) e tinha como destino
Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.
IORUBAS OU NAGÔS -SUDANESES dividiam-se em três subgrupos: iorubas, jejes e fanti-ashantis, trazidos do sudoeste do continente africano do que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia.
Os IORUBÁS são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos,
Ogun, Ongo, Osun, e Oyo. Um número considerável de iorubas vive na República do Benin,
Os JEJES são um povo africano que habita o Togo, Gana, Benim e regiões vizinhas, representado, no contingente de escravos trazidos para o Brasil, pelos povos denominados fon, éwé, mina, fanti e ashanti.
Os GUINEANOS-SUDANESES MUÇULMANOS dividiam-se em quatro subgrupos: fula, mandinga, haussas e tapas. Esse grupo tinha a mesma origem e destino dos sudaneses, a diferença estava no fato de serem convertidos ao islamismo.
FON - a maior expressão histórica, política e social do povo se expressou no Benin através do Reino do Dahomey e na Diáspora africana através do vodun.
Todos esses, falando línguas diferentes e cultuando seus próprios deuses.

CONSTRUINDO
NOSSA RELIGIOSIDADE E CONHECIMENTO
Os bantus
Os angolanos e os congueses chegaram primeiro aqui. A partir de 1580 já havia uma grande quantidade de escravos na Bahia. Os negros de Angola foram escravizados junto
com

Relacionados