As religiões do mundo e o mundo das religiões

Páginas: 19 (4519 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014



AS RELIGIÕES DO MUNDO E O MUNDO DAS RELIGIÕES


Trabalho de adaptação na disciplina de Iniciação Teológica Colégio Santa Clara
Camila Maria Israel dos Santos Manuel
2ºA nº4






INTRODUÇÃO
Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, e as principais são o hinduísmo, o budismo, o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, dentre outras.
O cristianismo éuma religião monoteísta (adora apenas um deus) e o nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. É uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV.
O budismo é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Siddhartha Gautama.Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. É a quinta maior religião do mundo. O budismo alcançou uma expansão territorial considerável ao ponto de influenciar quase todo o continente asiático. Um dos princípios fundamentais do budismo é o desenvolvimento de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todosos seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.

CRISTIANISMO
O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a IdadeMédia a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo, afetando todas as outras fés e mudando o curso da história humana.
Ofundador do cristianismo foi Jesus Cristo. Filho de Deus e de Maria, Jesus nasceu em Belém, num dos últimos anos de vida de Herodes, o Grande, sendo imperador de Roma, César Augusto, 6 ou 7 anos antes da nossa era. Teve discípulos que espalharam a Sua pregação por toda a parte, a partir de Jerusalém. Pedro e Paulo difundem o cristianismo na Europa. Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentosmorais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e ao próximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. Reconhecem Jesus como o que veio à Terra libertar e salvar os seres humanos do pecado através da sua morte na cruz e da sua ressurreição, embora variem entre si quanto ao significado desta salvação e como ela se dará. Para a maioria dos cristãos, Jesus é completamente divino ecompletamente humano. Acreditam que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna.

A Bíblia, escrita entre 1300 a.C. e 100 d.C., é o principal conjunto de escrituras do Cristianismo. Em grego, Bíblia significa "coleção de livros". Os cristãos acreditam que Deus escreveu a Bíblia usando homens como instrumento. Ela se divide em 46 livros do Antigo Testamento, escritosantes do nascimento de Jesus, e 27 do Novo Testamento, escrito entre os séculos 1 e 2. Foi escrita por diversos profetas, entre eles os apóstolos de Jesus.
O culto cristão, embora diferente nas igrejas católica, ortodoxa e protestante, há crenças em comum. Uma delas é o monoteísmo, a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que pode intervir sobre ele. Os seus atributos maisimportantes são por isso a onipotência, a onipresença e onisciência. A maioria das denominações cristãs professa crer na Santíssima Trindade, isto é, que Deus é um ser eterno que existe como três pessoas eternas, distintas e indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
As visões sobre o que acontece após a morte dentro do Cristianismo variam entre as denominações. A Igreja Católica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Religiões pelo mundo
  • Religiões do mundo
  • religiões no mundo
  • as religioes do mundo
  • Religiões do Mundo
  • religioes do mundo
  • Religiões do mundo
  • As Religiões no Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!